O Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias está em fase de elaboração

Apesar de neste momento não está ocorrendo nenhuma etapa de contato direto com a sociedade local, o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias continua a todo vapor. Neste momento, a Futura, empresa responsável pela elaboração técnica do plano está construindo os Cadernos Municipais do projeto. Cada um dos treze municípios da Região do Extremo sul baiano: Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda terá o seu caderno municipal contendo as propostas das oficinas de trabalho ocorridas no inicio do ano.

Além disto, ocorreram a partir do mês de junho reuniões técnicas de periodicidade quinzenal com as principais lideranças regionais, como políticos, empresários e lideres comunitários com o objetivo de informá-los a respeito do desenvolvimento do projeto e observar os principais anseios da sociedade civil que deverão compor as propostas de ação do projeto final do plano.

Caso tenha interesse de marcar uma entrevista ou receber as informações completas sobre o andamento do projeto, favor entrar em contato com a Futura pelo site http://www.futuranet.ws/costabaleia/.

SOBRE O PLANO
O Plano de Desenvolvimento Sustentável Costa das Baleias teve sua concepção dentro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Estado da Bahia – CODES, no qual busca à elaboração, construção e execução participativa de um projeto comum e coletivo de desenvolvimento sustentável amparado por uma visão de futuro para 2023. O Plano abrange treze municípios da Região do Extremo sul baiano, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Alcobaça, Caravelas, Prado, Nova Viçosa, Mucuri, Ibirapuã, Lajedão, Itanhém, Jucuruçu, Veredas e Medeiros Neto.

O Projeto tem por objetivo central, reunir os entes públicos, privados e a sociedade no diagnóstico de seus problemas, na discussão de seus interesses e de seus sonhos, no melhor aproveitamento das potencialidades da região e dos seus municípios. Partindo do seu principal objetivo o Plano de Desenvolvimento Sustentável Costa das Baleias tem como diretriz estabelecer prioridades para atuação articulada entre o setor público, o setor privado e as organizações da sociedade civil. Sua construção, do ponto de vista metodológico, utiliza o tripé político – técnico -participativo.

A construção de um projeto que dialoga com os diversos segmentos da sociedade, que dispõem de espaços públicos de discussão na região, está se constituindo como a base de um pensar coletivo de propostas para o desenvolvimento da Costa das Baleias, cabendo a Futura o papel de fomentador e organizador técnico dos anseios desta sociedade mediante suas potencialidades e oportunidades.

Do ponto de vista participativo foram executadas as oficinas de trabalho. As oficinas foram divididas em três níveis: Oficinas Municipais, Oficinas Temáticas e Oficinas Regionais. Contando com uma significativa representatividade de instituições da sociedade civil organizada, de representantes do público local, representantes do meio empresarial e representantes da imprensa local.


Fonte: FUTURA Pesquisa e Consultoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui