Na manhã desta segunda-feira, 18 de abril, a Usina Santa Maria reuniu colaboradores, fornecedores, parceiros e autoridades durante a tradicional missa em ação de graças pela safra do ano de 2022. A celebração foi ministrada pelo bispo diocesano Dom Jailton Lino e o padre Leônidas Cardoso.
A empresa está localizada às margens da rodovia BA-290 e é a maior geradora de emprego formal do município de Medeiros Neto, com relevantes serviços sociais e atingindo recordes de produção em toneladas de cana.
A missa em Ação de Graças marca o início da moagem de cana e, nesta edição, contou com a participação musical da Orquestra 9 de Maio, dirigida pelo maestro Orley Silva. O momento foi também oportuno para homenagens ao senhor Abner Ferraz, gerente administrativo da Usina.
Inúmeras personalidades participaram do evento, entre elas, diretores da Usina e os prefeitos dos municípios limítrofes de Medeiros Neto e Caravelas.
O diretor agrícola Sérgio Queiroga falou sobre a tradição da cerimônia de ação de graças. “Todo ano, nós fazemos a cerimônia de início de safra para agradecer a Deus e aos colaboradores da Santa Maria e iniciar uma boa safra, que se inicia hoje. Fizemos com uma missa campal dentro da empresa e convidamos toda a sociedade e fornecedores”, disse.
André Queiroga, diretor industrial, congratulou a todos os presentes. “Esse momento é muito bom porque mostra a união de todos aqui da região. A Santa Maria não é só uma empresa, ela faz parte de Medeiros Neto, da vida de todo mundo, estando presente em todos os distritos. Esse momento é de união e de reflexão para dar início a uma nova jornada”, comentou.
O diretor de relações institucionais, Marcos Lemos, falou sobre a alegria do Grupo São Luiz em iniciar a moagem da safra 2022. “É um desafio solidificar cada vez mais esse empreendimento. Nós atravessamos momentos difíceis e entendemos que as empresas precisam evoluir e pensar no futuro e projetar nisso com muito empenho e comprometimento e envolvendo todos os seus atores do entorno”.
O prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto, acompanhado da primeira-dama, Lana Pinto, enfatizou a parceria da Usina com o Município. “Pra nós, é um dia de muita alegria, pois todo o trabalho que foi construído durante o ano vai ser iniciada a colheita dessa planta toda. A Santa Maria é uma grande parceira, não só de Medeiros Neto, mas gera riqueza pro Estado da Bahia e para outros municípios. Estou muito feliz, numa segunda-feira, após um domingo de Páscoa, da ressurreição de Cristo, ter esse momento. Acho que a Santa Maria escolheu uma data maravilhosa e peço a Deus para que essa safra seja abençoada”, disse.
Silvio Ramalho, prefeito de Caravelas e presidente do Consórcio Consaúde, ao lado de secretários e vereadores, destacou os feitos da Usina como geradora de emprego. “É muito importante para nós caravelenses, principalmente para Barcelona, que nós devemos receber 300 a 400 colaboradores da Usina. Então, não tinha porque não estar presente e dar boas-vindas a todos esse pessoal que vai ficar aqui em nosso distrito. Quero agradecer a direção da empresa que tem nos apoiado nessa contribuição de geração de emprego e renda”.
O bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, Dom Jailton, também comentou o evento: “Queremos pedir a Deus que abençoe a safra e isso não é só de agora. É interessante iniciarmos com a missa para que também os produtores se sintam entusiasmados, cheios de Deus e produzam mais ainda”.
José Carlos da Rocha, ‘Zé Carlos’, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teixeira de Freitas, se disse satisfeito em participar do evento de tamanha importância. “A gente sabe da importância dessa empresa não só para Medeiros Neto, mas também para Teixeira, todos os municípios que compõem o extremo sul e as divisas com Minas Gerais e norte do Espírito Santo”.
O vereador de Caravelas Reginaldo Pereira disse se tratar de um motivo de orgulho aos moradores de Barcelona e de Caravelas como um todo por tamanha relevância da Usina na geração de emprego. “Nós seríamos, praticamente, um barco fora d’água sem a Usina. Agradeço a todos que têm nos apoiado, Usina, fornecedores e ao prefeito Silvio Ramalho”.
Compareceram ainda à cerimônia: os tios do dr. Sérgio Queiroga, Fernando e Ubaldo Queiroga; Artur Teixeira, presidente da Coopmista de Teixeira de Freitas; Capitão PM Ademir Barbosa, da CIPE-Mata Atlântica, representando o Major PM Anilton; o Capitão PM Júlio, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE); o Major PM Wesley, comandante da 44ª CIPM de Medeiros Neto; a dra. Valéria Chaves, coordenadora-geral de Polícia da 8ª Coorpin, e o senhor Jadilson Silva de Moraes, diretor geral da Rede Sollo de Comunicação, entre outras personalidades.