Medeiros Neto: Policial militar é preso por suspeita de estupro

A prisão foi efetuada ontem, na sede da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Teixeira de Freitas. A esposa do PM pode ter envolvimento no crime

O policial militar investigado por suspeita de estupro de duas adolescentes, de 12 e 14 anos, foi preso ontem (13) em Medeiros Neto, região extremo-sul do Estado. A justiça decretou a prisão na terça-feira e a decisão foi cumprida no mesmo dia. O inquérito policial foi concluído no dia 05/10, pelo delegado Saney Simões. Durante depoimento o PM, que não teve o nome revelado, negou as acusações, apesar de ter sido denunciado pelas famílias das vítimas.

Segundo informações do coordenador regional da Polícia Civil, Marcus Vinícius, a prisão foi efetuada na noite do dia 13, na sede da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Teixeira de Freitas, onde o policial estava exercendo a função após ser afastado das atividades no município de Medeiros Neto.

A esposa do policial foi indiciada por conivência nos crimes, aparentemente por ter aliciado as garotas, o que configura responsabilidade direta nos fatos, segundo informou o coordenador da Coorpin ao Portal de Notícias G1.

Abuso sexual e trabalho infantil

Familiares das jovens disseram que elas foram convidadas pela mulher do PM para fazer faxina na casa do casal há quase um ano. A mais nova (12 anos) foi a primeira a aceitar o trabalho e depois foi a vez da outra garota (14 anos). Após serem abusadas sexualmente, uma delas resolveu contar a verdade.

As famílias descobriram o crime há aproximadamente três semanas. Denuncias foram feitas na Delegacia local, no Conselho Tutelar e Ministério Público, na busca por justiça.

Por meio de uma nota, a Polícia Militar havia esclarecido que instaurou procedimento para apurar as “reais” circunstâncias

Nota da PM

“A Polícia Militar da Bahia esclarece que recebeu denúncia sobre este fato e imediatamente instaurou um procedimento apuratório para evidenciar as reais circunstâncias da denúncia. O suspeito quando ouvido sumariamente negou de forma veemente as acusações que lhe recaem.

Em razão da gravidade e sensibilidade de uma denúncia com tais termos, o comando da unidade a que pertence o policial optou por afastá-lo da atividade operacional e empregá-lo na atividade administrativa. É importante termos cautela neste momento e apurar de forma criteriosa a situação para evitarmos qualquer tipo de injustiça. Ao final da apuração, que deve durar 30 dias, restando provado a suspeita levantada, o policial será responsabilizado penal e administrativamente”.

 

 

 

 

O Núcleo Ilhéus da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (Renafro) promove, em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus, a I Conferência e o II Encontro Municipal de Juventude de Terreiro. O evento acontecerá no sábado, dia 17, no Terreiro de Luando, localizado na Rua Cassimiro Costa, nº 221, Pontal, zona sul de Ilhéus.

 As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do seguinte endereço: https://goo.gl/WOXdMO. A conferência terá início às 07h30min, com um café da manhã e em seguida serão realizados os credenciamentos, momento em que os participantes escolherão os eixos temáticos que irão participar. Logo depois, os jovens discutirão temas como o direito de liberdade religiosa no Brasil, garantido pela Constituição Federal e os casos de intolerância religiosa que têm acontecido no país.

Neste contexto, será debatida também a importância da auto-afirmação da identidade, enquanto jovem negro e de terreiro, numa sociedade em que indivíduos ainda mantêm pensamentos e atitudes racistas e preconceituosas. A importância do respeito à tradição e hierarquia nas religiões afro-brasileiras também serão temas abordados.

Para a secretária do núcleo ilheense do Renafro, Larissa Lisboa, o evento é importante para que os jovens de terreiro passem a ter conhecimento sobre seus direitos enquanto adeptos de religiões afro-brasileiras. “Será um momento para discutir políticas públicas voltadas à juventude de terreiro e de fortalecer os jovens de terreiro em Ilhéus”.

Haverá também intervenções culturais, dentre elas uma apresentação de capoeira com grupo Associação de Capoeira Liberdade, e exposições artísticas dos jovens de terreiros. Por fim, o evento será encerrado com a apresentação de uma carta de repúdio contra a redução da maioridade penal.

 

Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui