Lidando com a lei e vivendo para contar a história

“Pois o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, enganou-me e por meio do mandamento me matou.” (Romanos 7.11)

Neste texto Paulo trata o pecado como um ser vivo e vil e não apenas como um conceito. O pecado age e o faz com astúcia. Ele engana, aproveita-se dos meios disponíveis e gera morte. O pecado é um mistério do mal, algo de dentro e de fora de nós, hora íntimo de nossa natureza e hora, afetando nossa natureza. Não podemos nos sair bem diante do pecado sozinhos ou com base em regras. E, infelizmente, nosso potencial de transgressão não é reduzido pelo conhecimento que temos do que é correto.

O pecado usa a lei contra nós ressaltando sua proibição e aguçando o nosso desejo em oposição a ela – o que é proibido é desejável! Ele usa a lei par anos oprimir com acusações, deixando-nos inseguros quanto ao Amor de Deus. Mas temos um Salvador! Cristo nos liberta dos enganos do pecado. Nele temos perdão e somos fortalecidos para lidar com o mandamento. Por Cristo podemos lidar com o mandamento sem nos ferir porque formos alcançados pela graça. Podemos lidar com o mandamento e viver, porque Cristo cumpriu todo o mandamento.

Não se sai bem espiritualmente quem muito sabe sobre a lei ou quem mais estabelece regras, mas quem mais crê no Senhor Jesus. Nele está a vida e por meio dele podemos viver com o mandamento e ser aperfeiçoados. Seguros nele o pecado não se aproveitará da lei para nos matar. Ao contrário, o mandamento nos servirá de espelho para sempre percebermos o quanto precisamos de Cristo. Por Cristo somos livres da lei e só assim podemos nos sair bem no dever de cumpri-la.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui