O guitarrista Jurandir Santana leva seu show “Só Brasil” para o Centro de Cultura ACM, em Jequié, no dia 10 de agosto, às 20h, e para o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, no dia 11, também às 20h. Além disso, nos dois centros culturais, às 16h, o músico realiza um workshop, onde vai falar sobre suas experiências pelo mundo e suas técnicas musicais. O show é fruto de projeto aprovado no edital Vivaldo Ladislau da Fundação Cultural da Bahia. Em maio de 2010, o mesmo show foi apresentado para o público soteropolitano no Teatro Módulo.
Instrumentista baiano, nascido em Salvador, Jurandir tem se dedicado a pesquisar e divulgar a complexidade da música brasileira, aprofundando seus conhecimentos adquiridos ao logo de 23 anos de carreira, descobrindo sons e recriando ritmos variados. Sua identificação com a música começou aos 10 anos de idade e, hoje possui um currículo respeitado, com destaque para participação em eventos como o African Market Place, festival de música africana, em Los Angeles (EUA), realizado em 2002. Em 2003, mais um marco na carreira solo desse instrumentista virtuoso, Jurandir tocou com o baixista norte-americano Matt Fergusson e a cantora Ithamara Koorax, eleita pela revista Downbeat, uma das três melhores cantoras de jazz do mundo.
Para reunir toda essa profusão musical, as nuances da musicalidade brasileira de norte a sul do país, Jurandir Santana lançou em 2006 o álbum Só Brasil, vencedor do Prêmio Braskem Cultura e Arte 2005, depois de duas décadas de pesquisa musical. A faixa Embaraçado, que abre o CD, foi uma das vencedoras do Itaú Cultural e também premiada como melhor arranjo no Troféu Caymmi de 2002. Entre as faixas, que se destacam no CD está Cravo e Canela sua versão para o sucesso de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, além de Axeji, de autoria do próprio Jurandir, como a maioria das faixas. Ajexi – ijexá ao contrário – resume a proposta do CD “Só Brasil”, cheio de referências à musicalidade baiana como a chula, o samba duro e os toques de berimbau.
Jurandir está divulgado pelo mundo o espetáculo “Só Brasil” que, assim como no CD de mesmo nome, prioriza os ritmos brasileiros com destaque para a cultura musical do nordeste, aliado à concepção jazzista adquirida durante sua brilhante carreira. Músico reconhecido no mercado brasileiro pelo brilhantismo do seu trabalho, Jurandir Santana vem conquistando seu espaço no mercado internacional. Com o CD Só Brasil ele vem ganhando espaço em países europeus e também nos Estados Unidos.
Em 2009, Jurandir fez tour pela Europa ao lado de Armandinho Macedo e o Trio Swing Brasil. Já em 2010, Jurandir segue os projetos para divulgar a música instrumental feita na Bahia. Em São Paulo ele receberá músicos como Léa Freire, Teço Cardoso, Nelson Ayres, dentre outros, para apresentações durante todo o ano, uma vez por mês. Acumulando as funções de músico e direção musical, Jurandir Santana está dirigindo Mariene de Castro e vai participar do tour do primeiro DVD de Armandinho pelo Brasil e Estados Unidos.
O show “Só Brasil” é um espetáculo único, onde o amante da boa música é convidado a apreciar a riqueza dos ritmos brasileiros como frevo, maracatu, xaxado, baião, chula, samba-de-roda e ijexá.
Serviço
Show “Só Brasil” com Jurandir Santana
10/08 no Centro Cultural ACM, Jequié
11/08 no Centro Cultural Camilo de Jesus Lima, Vitória da Conquista
Show às 20h e workshop às 16h
Entrada gratuita
Inscrições para o workshop podem ser feitas através do telefone 71 88649723.
Fonte: Vanessa Costa / Ascom