Por Lúcio Andrade/ O Sollo
Teixeira de Freitas- Um concurso para a escolha da letra do hino oficial da ATL- Academia Teixeirense de Letras, movimentou o universo dos acadêmicos. O resultado do concurso foi divulgado na tarde da quinta-feira, dia 1º de dezembro. O Juiz de direito e imortal Marcus Aurelius Sampaio, titular da Cadeira nº 06 da ATL, venceu o concurso.
O concurso, Aberto apenas aos Membros Efetivos da ATL, o concurso contou com a participação de outros quatro acadêmicos, que receberão menções honrosas em sessão plenária no próximo dia 10 de dezembro.
A comissão julgadora foi composta por cinco membros da Academia Teixeirense de Letras, presidida pelo acadêmico e maestro Orley Silva e formada pelos imortais Carlos Mensitieri, Ramiro Guedes, Paulo Américo e Silvio Castro Rosas. Caberá ao maestro cuidar da melodia e partitura da composição vencedora.
Os julgadores analisaram e votaram nos hinos seguindo apenas uma numeração e nenhum deles soube quem eram os autores dos hinos. Votaram nas composições seguindo como referência apenas pelo número que cada hino concorrente ganhou da comissão organizadora. O imortal Marcus Aurelius Sampaio venceu o concurso com apenas 0,2 décimos de diferença do segundo colocado.
O juiz e escritor Marcus Aurelius Sampaio, autor do livro “O Lúdico e o Jurídico” é mineiro de nascimento e foi em Minas Gerais que começou sua careira jurídica como oficial de justiça e advogado. Em 2004, ingressou na magistratura baiana após aprovação em concurso público para juiz do Tribunal de Justiça da Bahia. Ele foi juiz em duas comarcas do sudoeste do Estado e foi por um longo período titular da comarca de Alcobaça.
Em 24 de março de 2011, chegou à Comarca de Teixeira de Freitas. Em 26 de janeiro de 2015, o juiz Marcus Aurelius Sampaio foi promovido a juiz especial pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, que é o último posto antes de chegar a desembargador de justiça. No dia 23 de maio de 2016, assumiu a titularidade da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da Comarca de Teixeira de Freitas. Em março deste ano, ele foi homenageado em Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, com a Medalha Personalidade 2015 da Academia Cabo-friense de Letras. (Da redação TN).
HINO DA ATL
Sonho de poetas e escritores
Que, com orgulho e valentia,
Inspirados pela grande Arte,
Instalaram a nossa academia!
És história e memórias
Orgulho de Teixeira e região,
Terra de cultura e saber
Com endereço fixo no coração!
Academia Teixeirense de Letras:
Sol a irradiar raios de cultura!
Vento a balançar nosso azul,
Branco e vermelho nas alturas!
Do nosso patrono-maior
Temos uma missão a honrar:
Semear livros à mão cheia
E fazer este povo pensar!
Refrão:
Avante, ATL, em voo livre e leve!
A arte é longa, a vida é breve!