Itabuna: Prefeitura dá início ao segundo ciclo do fumacê

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta segunda-feira o segundo ciclo de borrifação de inseticida pelos carros fumacê nos 27 bairros de Itabuna de maior infestação, com a inclusão do Alto Maron e Parque Boa Vista, na zona leste. A aplicação do inseticida Lambdacialotrina CE a 5%, diluído em óleo de soja, faz parte do plano de contingência definido pela SMS e Sesab em razão do aumento nos números da dengue na cidade e devido à ameaça da chikungunya. O primeiro ciclo foi encerrado no sábado, dia 11.

O coordenador de Combate às Endemias, Renato Freitas, informa que nos bairros Novo Horizonte e Nova Califórnia o inseticida está sendo aplicado pelos agentes com nebulizador costal devido às condições geográficas dessas áreas que dificultam o acesso dos carros. A aplicação do fumacê para eliminar insetos adultos acontece nos bairros, ente as 18 e 22 horas, enquanto no centro da cidade das 4 às 8 horas da manhã para que não haja prejuízo às atividades comerciais. Nesta segunda-feira, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde registra 3.446 notificações da dengue.

Nesta ação conjunta das secretarias municipal e estadual de Saúde (SMS e Sesab), a principal orientação à população é que portas e janelas fiquem abertas durante a passagem dos veículos para que o inseticida se espalhe pelo interior das casas. Além disso, as pessoas devem estar atentas a depósitos de água sem cobertura, vasos de plantas, utensílios domésticos e embalagens vazias em quintais que possam acumular água, principalmente da chuva.

“Em cerca de 80% dos casos as larvas do mosquito estão em tanques, caixas d’água e depósitos de água, ou seja, no interior das residências, e apenas em 2,5% dos casos os vetores são encontrados no lixo ou depósitos de lixo de acordo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa)”, lembra Renato Freitas. As ações de combate a dengue no munícipio têm sido reforçadas desde o inicio do ano com a contratação de mais 65 agentes de combate às endemias, dos quais 54 já foram incorporados ao trabalho de campo.

Para o atendimento seguro aos pacientes com sintoma da dengue e melhor diagnóstico da doença nesta semana começou a funcionar um novo laboratório para exames sorológicos na Unidade de Pronto Atendimento da Dengue e Chikungunya, que funciona no antigo SESP, resultado da parceria da Prefeitura com a Secretaria de Saúde da Bahia. A Sesab doou os equipamentos, com capacidade para fazer até 300 exames diários de identificação da sorologia e o tipo da dengue, com a entrega dos resultados em no máximo 10 dias. A qualquer sintoma da doença o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa que, a depender do caso, pode referenciá-la à UPA da Dengue.

Fonte: Ascom da prefeitura

 

____________________

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui