Para transformar soldados do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, com sede em Itabuna, em agentes disseminadores de informações sobre o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a Coordenação do Programa Municipal de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma capacitação. As aulas teóricas se encerram na manhã desta quinta-feira, dia 29, no auditório da organização militar, anexo ao 15º Batalhão de Polícia Militar, no Jardim Primavera.
A capacitação foi iniciada na segunda-feira desde quanto foram abordados temas visando à socialização de informações sobre a fase de desenvolvimento, das larvas ao mosquito adulto e estágios da doença. Segundo o coordenador de Combate às Endemias da Secretaria Municipal da Saúde, Renato Freitas de Araújo, o treinamento faz parte das ações de controle da proliferação do mosquito desenvolvidas em preparação ao verão 2015/2016.
“Havia uma solicitação do comando do 4º GBM para o treinamento dos bombeiros militares, principalmente depois das reuniões do Comitê Gestor Municipal da Dengue”, afirma Renato. Em sua opinião, quanto mais instituições e grupos da sociedade civil receberem orientações sobre o principal vetor da Dengue, Chinkungunya e Zika Vírus mais fácil se tornarão a vigilância e o combate ao mosquito transmissor dessas doenças. “Há todo um trabalho preventivo sendo executado para que se diminuam os índices de infestação predial”, acrescenta.
Pela estratégia traçada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Coordenação de Controle de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com a Emasa, estão sendo desenvolvidas ações de tratamento dos reservatórios domiciliares nos bairros com índices de infestação da dengue acima de 20%. Essa foi uma das decisões recomendadas durante reunião há uma semana. O objetivo é reduzir o Índice de Infestação Predial (IIP) e as notificações de casos de transmissão da dengue em Itabuna no próximo verão.
Os bairros com Índice de Infestação Predial acima de 20% e que, inicialmente, contam com o trabalho conjunto entre a Secretaria de Saúde e a Emasa são: Califórnia (21,33%), Corbiniano Freire (20,62%), Daniel Gomes (33,91%), Lomanto Júnior (27,13%), Maria Pinheiro (23,35%), Manoel Leão (25,0%), Novo Horizonte (24,46%), Novo São Caetano (23,87%), Nova Califórnia (26,37%), Santa Catarina (21,98%) e Sinval Palmeira (20,23%).
Ascom da prefeitura