As diretrizes que vão nortear a educação na Bahia foram apresentadas pelo governador Rui Costa ontem (30/03), durante o lançamento do Pacto pela Educação, no Senai/Cimatec, em Salvador. O programa estadual Educar para Transformar vai garantir a excelência no ensino e o acesso a instituições públicas de qualidade para crianças, jovens e adultos.
O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) estava ao lado do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, do prefeito de Itagibá, Marcos Barreto, do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, da prefeita de Una, Diane Rusciolelli, e de Jeová Nunes de Souza, prefeito de São José da Vitória, entre outros, alguns dos signatários da parceria com o governo estadual, que beneficiará as cidades da região sul e extremo sul do estado. O governador recepcionou 309 prefeitos para apresentar as propostas do Pacto.
Davidson Magalhães considera que a inclusão de Itabuna, Ilhéus, Uma, Itagibá, entre outras, no programa lançado pelo governo estadual vai beneficiar toda a região “porque vai melhorar os principais índices da educação no estado, modificando a realidade de toda a Bahia”.
Ele explicou que “o esforço é para que cada um dos 2,6 milhões de crianças e jovens que estão nas redes municipal e estadual possam ser alfabetizados até os oito anos de idade, com domínio pleno da leitura, linguagem e operações matemáticas”.
A parceria é baseada em cinco eixos básicos: colaboração entre Estado e município, fortalecimento da educação básica, educação profissional, parcerias com as escolas e a integração entre as famílias e as escolas.
O programa também vai mediar o envolvimento de empresários, instituições públicas e privadas, universidades e outras organizações sociais, a exemplo de sindicatos. Esta interação vai permitir que todos os envolvidos contribuam para um melhor rendimento dos já matriculados, além de garantir o acesso universal à educação de qualidade e aumentar os indicadores de desempenho escolar.