A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai receber o reforço de 19 médicos, a partir de 4 de março, através do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde. Segundo a secretária Ledívia Espinheira, as primeiras equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) a serem atendidas são as dos bairros Teotônio Vilela e Salobrinho.
Ilhéus fez adesão ao Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) com o objetivo de reforçar a atuação das 23 equipes do PSF existentes no município. Os médicos selecionados para Ilhéus, especializados em Saúde da Família, farão atendimento de clínica geral, durante o período de 12 meses, e receberão bolsas diretamente do Ministério da Saúde.
Teotônio Vilela
Ledívia Espinheira participou, na noite da última segunda-feira, 25, de uma reunião com a comunidade do Teotônio Vilela, durante a qual apresentou um diagnóstico sobre a situação do atendimento em saúde nos postos locais. Ela explicou aos moradores que a unidade de saúde 24 horas não apresenta condições de funcionamento, com estrutura física inadequada para os serviços de urgência e média complexidade.
A secretária de Saúde garantiu à comunidade do Vilela que já dispõe de um terreno para a construção de uma unidade de atenção básica, com leito de observação, que vai funcionar durante todo o dia até às 22 horas. Até lá, ela prometeu realizar obras de melhoria no Centro de Saúde Euler Ázaro, instalado no bairro, e reestruturar as equipes do PSF, a fim de manter o atendimento à população.
Ledívia acrescentou que o Plano de Urgências da Região Macro Sul, a ser aprovado pelo Colegiado Intergestores Regional, contém uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a região oeste da cidade, que vai contemplar o Teotônio Vilela com mais um equipamento na área de saúde.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus