Ilhéus: Mutirão da Campanha Novembro Azul realiza centenas de atendimentos

Promovidas no Terminal Urbano de Ilhéus, em parceria com o Sindicato dos Rodoviários, as atividades também incluíram prevenção ao diabetes, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, vacinação e testes rápidos de DST/AIDS

Trezentos e sessenta e cinco homens compareceram na última sexta-feira, dia 13, ao Terminal Urbano de Ilhéus, no centro da cidade, para participar das atividades de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com o Sindicato dos Rodoviários, o evento integrou a Campanha Novembro Azul, iniciativa que se estende até o dia 27.

Além da prevenção ao câncer de próstata e também ao Diabetes Mellitus, o mutirão de saúde ofereceu diversos outros serviços, como aferição de pressão arterial (PA), verificação de glicemia capilar, vacinação, testes rápidos de DST/AIDS, hepatites virais e distribuição de preservativos. Realizadas das 8 às 16 horas, a atividades contaram com a participação de 22 profissionais de saúde, entre médicos (clínico e urologista), terapeutas, vacinadores, educadores físicos, odontólogos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Mais uma vez, a coordenadora do Departamento de Atenção Básica do Município,Bárbara Christian, destacou a importância de prevenir toda e qualquer doença. “A prevenção é fundamental tanto com relação ao tratamento quanto no que tange às possibilidades de cura. Quanto mais cedo os homens descobrirem eventuais sintomas do câncer de próstata, mais fáceis e mais rápidas serão as chances de um combate eficaz à enfermidade. Por isso, é decisivo que o público masculino priorize um maior cuidado com sua saúde”, completou.

Opiniões – Durante o evento realizado no Terminal Urbano de Ilhéus, Cláudio Evaristo, de 38 anos, salientou a importância da prevenção. “Este é o melhor caminho para uma vida mais saudável. A partir da prevenção, os homens têm a oportunidade de evitar muitos problemas no futuro. Com saúde não se brinca”, avaliou.

Novembro Azul – O movimento que acabou culminando na Campanha Novembro Azul surgiu na Austrália, país da Oceania, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, lembrado em várias partes do planeta em 17 de novembro.

Câncer de próstata, também denominado de carcinoma da próstata, é uma neoplasia que tem seu desenvolvimento na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. A maioria dos cânceres de próstata é de crescimento lento. No entanto, alguns crescem relativamente rápido. As células cancerosas podem espalhar-se a partir da próstata para outras partes do corpo, particularmente para os ossos. Inicialmente, pode ser assintomática, mas em estágios avançados pode causar dificuldade para urinar, presença de sangue na urina ou dor na pelve, costas ou durante o ato de urinar.

Os sinais clínicos são muito semelhantes aos da hiperplasia benigna da próstata. Outros sintomas tardios podem incluir disfunção erétil e sensação de cansaço devido aos baixos níveis de células vermelhas no sangue. Geralmente,o câncer de próstata é diagnosticado após um teste de PSA elevado ou durante o exame de toque retal.

A Campanha Novembro Azul prossegue nas seguintes datas e localidades: dia 17, PSF da Conquista, dia 18, PSF do Basílio e Casa de Recuperação de São José, dia 20, Posto de Saúde da Central de Abastecimento do Malhado, dia 23, PSF da Barra de Itaípe, dia 24, PSF do Iguape e Ribeiras das Pedras, dia 25, PSF do Ilhéus II, dia 26, Lava Pés e PSF do Alto do Coqueiro e, finalmente, dia 27, PSF I, II, III e IV do Teotônio Vilela e PSF e Cras do Nossa Senhora da Vitória. Nas unidades, o horário de atendimento é das 8 às 13 horas.

 

 


Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui