O Plano Safra da Pesca e Aquicultura, programa nacional do governo federal, será lançado regionalmente em Ilhéus, na próxima quinta-feira, 23, no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac – localizado no centro da cidade, às 15 horas. A solenidade será presidida pela superintendente da Pesca e Aquicultura no Estado Bahia, Silvia Cerqueira.
O evento terá a participação de entidades de pesca e aquicultura da região e adjacências, instituições ambientalistas, representantes de órgãos municipais, estaduais e federais ligados direta ou indiretamente à atividade pesqueira, secretarias de pescas, pescadores, piscicultores, marisqueiras e sociedade civil.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, este programa é hoje o principal sustentáculo das ações do setor em todo o Brasil. “Por meio do Plano Safra, o governo federal financia a produção e o beneficiamento da atividade pesqueira, com juros baixíssimos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos marisqueiros, pescadores e demais produtores do setor”, ressalta.
O site do Ministério da Pesca e Agricultura – www.mpa.gov.br/safra – informa que serão liberados mais de R$ 4 bilhões em crédito e investimentos para fortalecer o setor pesqueiro, tornando-o mais produtivo, competitivo, inclusivo e sustentável. A meta é aperfeiçoar técnicas de cultivo e manuseio, ampliar a assistência técnica, modernizar equipamentos, investir em pesquisa e garantir mais estrutura à cadeia produtiva. A SFPA planeja produzir 2 milhões de toneladas anuais na Bahia até 2014.
Também comunica que, além da ampliação do volume de crédito com juros menores e prazos estendidos, os beneficiados contarão com assistência técnica para melhor aplicação dos recursos em seus projetos. O crédito será concedido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e cooperativas de crédito.
Fonte: Ascom da prefeitura
Ilhéus – 21.05.2013