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A inveja corrói corações

Todos os dias fazemos uma nova experiência no que se refere a relacionamentos nas mais diversas esferas da nossa vida. Infelizmente, em muitos desses momentos acabamos por experimentar situações de desconfiança, raiva, ingratidão e ciúme. É natural, somos seres humanos e essas emoções fazem parte da nossa natureza. Mas, de todas as emoções negativas, talvez a mais tóxica seja a inveja. Similar ao ciúme, esse mal pode se instalar em todas as relações, sejam elas familiares, comerciais ou sociais.

Inveja é um sentimento traiçoeiro. Muitas pessoas acreditam que não são capazes de cobiçar até serem defrontadas por situações novas e incômodas, como por exemplo, o sucesso profissional alheio. Um fato que deveria ser comemorado por todos, passa a se tornar motivo de discórdia e tribulação para muitos que convivem naquele ambiente. O que as pessoas deveriam entender é que ninguém é melhor do que ninguém. Somos todos diferentes e complementares. Cada um tem seu espaço na sociedade. Não precisamos ter subordinados para nos sentirmos superiores.

A manifestação da inveja muitas vezes pode se confundir com um outro sentimento que também provoca instabilidade dentro das relações: o ciúme. São sentimentos muito próximos, contudo, o ciúme acontece quando nos preocupamos em perder aquilo que temos, seja o amor de uma pessoa, um bem ou uma posição social. No caso da inveja, a pessoa cobiça o objeto de conquista do amigo, do irmão, do vizinho… E nem sempre essa avidez pode significar cobiça por um bem material. Às vezes, esse sentimento se manifesta quando o invejoso percebe a maneira como alguém se veste, as amizades que determinada pessoa possa ter, a qualidade do entrosamento entre um casal ou a harmonia dentro de uma família

O sentimento de inveja incomoda e corrói a autoestima da pessoa que o carrega. Quem tem inveja acredita que as coisas na vida do outro acontecem com maior facilidade. E por não conseguir alcançar seus objetivos ou ser reconhecido em uma área em que o colega foi bem sucedido, a pessoa invejosa se recusa a celebrar sinceramente a conquista do outro; não consegue partilhar verdadeiramente suas vitórias sem ocultar o seu desdém.

O invejoso terá sempre alguma coisa para contradizer o colega bem-sucedido na intenção de desviar o foco da conversa ou ofuscar sua imagem com comentários que tentam tirar sua credibilidade. Como pecado capital, essa fraqueza se desdobra em outros sentimentos negativos e se multiplica em manifestações de ingratidão, raiva e destrato a alguém que nada lhe fez, nem lhe causou prejuízo algum.

Na verdade, a inveja é o resultado da falta de empenho de alguém na realização de suas próprias metas e da sua pouca consciência sobre seu valor pessoal. Como todos os outros sentimentos daninhos, se não buscarmos a correção para esse mal, podemos colocar a perder relacionamentos valorosos. Todo mau sentimento germina onde a semente do amor não foi cultivada. Então, para erradicar sentimentos nocivos, devemos nos aplicar em amar concretamente as pessoas ao nosso redor. A vivência do amor no dia-a-dia é capaz de temperar nossos laços com virtudes como a paciência, o respeito, a temperança, a generosidade. Quem ama se faz um com aqueles que se rejubilam e solidário com os que sofrem.

Um abraço,

Dado Moura

Souto propõe novo conceito de delegacia

{jcomments on}Um novo conceito de delegacia está sendo proposto pelo candidato democrata ao governo estadual, Paulo Souto (DEM). É a Delegacia Cidadã.

“Todas as delegacias da capital e do interior serão reestruturadas e modernizadas com o propósito de humanizar e aumentar a transparência dessas unidades policiais”, garante Souto.

Prevista na política de segurança pública, elaborada pelo candidato democrata, a Delegacia Cidadã possibilitará a todo cidadão receber de imediato o registro de ocorrência. “A partir de registro eletrônico, com assinatura digital e protocolo automático, não será mais necessário retornar às delegacias para buscar a cópia da ocorrência, pois ela estará disponível na internet”, explica o ex-governador.

De acordo com Paulo Souto, o cidadão de posse do protocolo poderá acompanhar pela internet todas as providências adotadas a respeito de sua ocorrência. “Todas as delegacias vão atender a todos os tipos de ocorrência, cabendo ao delegado encaminhar a ocorrência à unidade especializada”.

Na Delegacia Cidadã, está prevista a presença de assistência social e a existência, no site da Secretaria de Segurança Pública, de um espaço associado ao banco de dados da Corregedoria para a avaliação do atendimento policial.

 

SUS incentiva assistência odontológica às pessoas com deficiência

{jcomments on}Ministério da Saúde lança nova tabela de atendimentos que beneficiam até dez milhões de portadores de necessidades especiais. Investimento será de R$ 12,5 milhões

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (22) uma ampliação no Programa Brasil Sorridente para mais de dez milhões de pessoas com deficiência em todo o país. Só neste ano, o investimento será de R$ 12,5 milhões. O recurso será repassado para hospitais ou unidades de saúde que fizerem o atendimento odontológico de pacientes com necessidades especiais.

O incentivo para atender esse público é uma antiga reivindicação dos profissionais de saúde bucal da atenção básica. Os servidores relatam que encontravam dificuldades em tratar as pessoas com alguma limitação física ou mental, pois elas necessitam de cuidados em ambiente hospitalar, que conta com anestesista e UTI.

“O atendimento específico é importante porque é a única forma de esses pacientes terem tratamento odontológico hospitalar público e gratuito. Antes, somente as pessoas que podiam pagar tinham esse tipo de assistência”, analisa o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca.

As razões das necessidades espe­ciais são inúmeras e vão de doenças hereditárias e defeitos congênitos até as alterações que ocorrem durante a vida, co­mo moléstias sistêmicas, alterações com­porta­mentais e envelhecimento. “É importante destacar que pacientes com necessidades especiais têm conceito e classificação amplos, que abrangem situações que requerem atenção odontológica diferenciada”, enfatiza Pucca. Estima-se que 15% da população brasileira possua algum tipo de necessidade especial.

SAÚDE BUCAL – O Programa Brasil Sorridente busca melhorar a assistência odontológica do brasileiro por meio de ações na atenção básica e especializada. No primeiro caso, os avanços ocorrem graças à inclusão de equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Essas equipes fazem o primeiro atendimento aos pacientes, realizam um pré-diagnóstico e ações de prevenção e orientação.

No segundo caso, as melhorias se devem aos serviços ofertados pelos Centros de Especialidades Odontológicas e pelos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias, além da adição de flúor às águas das centrais de abastecimento público.

Para essas ações, o Ministério da Saúde investiu no ano passado R$ 643,2 milhões, sendo mais de R$ 550 milhões para as equipes de saúde bucal, R$ 78 milhões para os Centros de Atenção Especializada e os outros R$ 11,6 milhões para os laboratórios de próteses. São recursos que permitiram uma expansão de 250% na população atendida pelo programa Brasil Sorridente entre 2002 e 2009, passando de 26,1 milhões de pessoas para 91,3 milhões. As equipes estão presentes em 85% dos municípios brasileiros.

Equipe de robótica da UNEB está em Cingapura disputando Copa do Mundo de Futebol de Robôs

{jcomments on}Equipe de robótica da UNEB está em Cingapura disputando Copa do Mundo de Futebol de RobôsA equipe Bahia Robotic Team (BRT) do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (ACSO) da UNEB está participando, até o dia 25 de junho, em Cingapura, da copa do mundo de futebol de robôs, a RoboCup 2010.

Principal disputa mundial da categoria, a Robocup teve início no último sábado, dia 19 de junho. Uma equipe formada por estudantes e graduados dos cursos de Análise de Sistemas e Sistemas de Informação da universidade, disputam o mundial em três modalidades: Liga de Simulação – Futebol de Robôs em 2D; Liga de Simulação – Futebol de Robôs em 3D; e Competição Realidade Mista – Futebol de Robôs.

Para participar desse mundial, equipes do mundo inteiro participam de uma fase classificatória, na qual são apresentados artigos científicos e programas binários de cada grupo de pesquisa, para avaliação do comitê organizador das modalidades.

O Acso já acumula uma série de conquistas em competições de futebol de robôs, a exemplo do terceiro lugar no mundial da Áustria em 2009 e da primeira colocação, na modalidade realidade mista, no RoboCup Japan. A equipe ainda conquistou o segundo lugar no RoboCup Iran, também realizado em 2009.

A BRT também acumula o bicampeonato brasileiro e o campeonato latino-americano da modalidade realidade mista e o vice-campeonato na competição nacional e latino-americana da liga Simulação 2D, além de outros títulos.

 

Jornal da Record entrevista Pinheiro sobre o Porto Sul

O Porto Sul, novo terminal portuário a ser implantado em Ilhéus articulado com o projeto da Ferrovia Oeste-Leste, foi tema da reportagem do Jornal da Record, que foi ao ar na noite de hoje (26/06), destacado como “esperança de desenvolvimento para os baianos”. Um dos entrevistados foi o ex-secretário estadual de Planejamento e pré-candidato a senador pelo PT, deputado federal Walter Pinheiro, que ressaltou a importância do moderno complexo logístico-industrial do Território do Litoral Sul tanto para a Bahia quanto para o país: “Nós estamos disponibilizando um porto capaz de recepcionar não só a carga da Região do Minério, da Região do Oeste, do Algodão, mas principalmente também ofertando nosso porto para as cargas que podem vir do norte de Minas e da Região Centro-Oeste brasileira”.

Detran terá Central de Serviços nos moldes do SAC

{jcomments on}O Departamento Estadual de Trânsito –Detran-Ba vai reunir em um só lugar a emissão de todos os serviços de veículos e habilitação. É a Central Generalista, um projeto de modernização do atendimento ao público do Detran implementado em conjunto com a Secretaria da Administração (Saeb) que adota os moldes de qualidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) na prestação de serviços do órgão. A iniciativa visa ampliar e acelerar o atendimento ao cidadão, proporcionando mais conforto e comodidade ao cidadão que busca os serviços do órgão.

Diariamente, são realizados na sede do Detran cerca de mil atendimentos diários: 600 na área de habilitação e 400 de veículos. No total, existem 135 serviços disponíveis, tais como emissão da 1ª habilitação, mudança de categoria, renovação, 1º emplacamento, transferência de veículos, alienação fiduciária, dentre outros. Com a Central, o cidadão poderá ter acesso a quaisquer desses serviços em um único atendimento. Isso porque cerca de vinte atendentes foram treinados para dominar ao mesmo tempo as tecnologias do Sistema RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados.

O lançamento da Central Generalista ocorre no próximo dia 30 de junho, às 8 horas, na sede do Detran-Ba, com a presença do governador Jaques Wagner. O espaço contará ainda com um posto bancário para facilitar o pagamento dos serviços prestados pelo órgão.

De acordo com o secretário da Administração do Estado, Manoel Vitório, a adoção do padrão de atendimento do SAC na nova Central Generalista do Detran vai representar um grande avanço na gestão e na prestação dos serviços públicos do órgão. O SAC vai emprestar à Central os conceitos atuais de dinamismo, organização e agilidade de atendimento, além de uniformidade de procedimentos. “Investimos durante os três últimos anos na uniformização e profissionalização dos procedimentos internos de atendimento ao público na rede SAC e agora teremos a oportunidade de espraiar esta nova dinâmica ao Detran, através da Central Generalista”, diz Vitório, lembrando que trabalho semelhante já foi realizado no órgão ainda em 2007 e que instituiu no órgão uma nova dinâmica de atendimento.

Para o diretor geral do Detran, Adriano Romariz, a inauguração faz parte da busca constante do órgão pela excelência no atendimento. “Estamos ansiosos para a concretização desse projeto que vai dinamizar ainda mais o atendimento no órgão. O nosso intuito é deixar os usuários ainda mais satisfeitos”, disse.

A Central será totalmente climatizada, vai contar com mobiliário e equipamentos de tecnologia novos e ainda, sinalização interna e externa. Outra novidade é a implantação de Sistema de Gerenciamento do Atendimento – Sistema Atende, a mesma ferramenta utilizada nos postos SAC que possibilitará um controle eficaz de todo o fluxo de serviços no local.

É importante salientar que por conta da inauguração, o atendimento ao público na sede do DETRAN será suspenso no turno da manhã, retornando ao meio dia. Porém, os serviços agendados previamente e o de vistoria serão realizados normalmente, sem interrupção. Os usuários poderão se dirigir aos postos SAC da Barra, Iguatemi, Salvador Shopping, Comércio, Pau da Lima ou Periperi. Mais informações podem ser obtidas através do Call Center: (71) 3535-0888.

Assessoria de Comunicação Social

DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia

 

O São João terminou, mas a máquina não pode parar diz Pedro da Campineira

O São João terminou, mas a máquina não pode parar diz Pedro da CampineiraOs pontos positivos superaram de longe os negativos no “Arraiá da Vitória”, a constatação é das pessoas que trabalharam na organização do evento. Apesar da falta de recursos, os comerciantes que trabalharam no evento e vários populares que estiveram presente, fizeram coro, afirmando que foi um bom São João, um dos melhores dos últimos anos.

Mesmo diante das limitações, a Prefeitura buscou alternativas para realizar uma festa que chegasse perto do esperado pelo povo. Para Manoel Pedro Rodrigues Soares, prefeito municipal, sua equipe teve muito pouco tempo para organizar a festa.

Pedro da Campineira contou a nossa equipe que a indefinição quanto a sua permanência ou não no cargo de prefeito atrapalhou bastante, principalmente na captação de recursos para a realização do evento.

Pedro lembrou que reassumiu a Prefeitura no dia 03 de Junho, mesmo assim, graças a uma tomada de decisão rápida, foi possível a realização da festa nos dias 22, 23 e 24 de junho. Campineira afirmou mais uma vez que, pela tradição de ter uma das melhores festas juninas da região e pelo anseio da população pela realização da festa, ele não poderia deixar de realizar o evento.

“Eu determinei que fosse realizado todo o processo licitatório e graças a Deus tudo ocorreu de forma muito rápida, paralelo a isso, os nossos colaboradores conseguiram o apoio necessário de algumas entidades que aceitaram patrocinar o São João. Se não fossem os percalços, a festa teria sido ainda melhor, mas eu tenho minha consciência tranquila, pois fiz o que estava dentro das condições do município”, disse, acrescentando que ficou ainda mais feliz quando viu que o povo aprovou a realização do evento, “isso é o que importa, se o povo gostou, para mim é o que basta”, comemorou o gestor.

Pedro da Campineira ainda lembrou que a cidade não pode parar, por isso vai continuar trabalhando para resolver os problemas de infraestrutura do município, “tenho consciência que ainda existe muito por fazer e nós vamos fazer, sempre sonhei em fazer algo pela minha cidade e agora não posso desperdiçar essa oportunidade”, enfatizou.

O gestor também deixou claro que a máquina tem que funcionar e problemas como falta de iluminação, buracos e calçamentos danificados, merecem uma ação emergencial, o que tem sido feito pela sua gestão.

O Arraiá da Vitória foi um sucesso de público, mais de 70 mil pessoas passaram pelo circuito do forró, armado na antiga Praça do Rotary, nos dias da festa. As pessoas ouvidas pela nossa equipe foram unânimes em afirmar que este foi um dos melhores São João dos últimos anos.

No último dia (24), se apresentaram nos palcos 1 e 2 Chinelo de Couro, Sandro Lúcio, Cheiro de Forró, Fábio Camargo, Forrozão Sertanejo, Voadores do Forró e Val Paraíba, do universo de 19 atrações que fizeram os forrozeiros arrastar o pé no Arraiá até o dia clarear nos três dias de festa.

Um dos pontos positivos que merece destaque é o da segurança, mérito das polícias Civil e Militar. Apenas três casos de maior notabilidade foram registrados, destes apenas dois no circuito da festa, uma apreensão de drogas e uma suspeita de roubo de moto. O terceiro aconteceu no bairro Bela Vista, um idoso foi detido por porte ilegal de arma de fogo.

Além do prefeito Pedro da Campineira e da primeira dama, a advogada Juciara Silva de Oliveira, estavam presentes vários componentes do alto escalão da PMI e os vereadores Erclei Sales, Valzão e Toinzinho dos deficientes.

O São João de Itamaraju, “Arraiá da Vitória”, foi uma realização da Prefeitura Municipal de Itamaraju com o patrocínio da Petrobrás, Governo Federal, Bahiatursa, Governo da Bahia e Skol.

Fonte: ASCOM – PMI

Segunda chamada do Sisu está disponível para consulta

Segunda chamada do Sisu está disponível para consultaEstá disponível a partir desta segunda-feira, 28, a lista de convocados em segunda chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes selecionados devem fazer a matrícula na quinta-feira, 1º, e na sexta-feira, 2. Os documentos necessários podem ser consultados nos boletins individuais ou nas universidades. Clique aqui para conferir a lista.

Caso haja vagas excedentes, será feita uma terceira chamada no dia 8 de julho. Se ainda assim sobrarem vagas, as universidades convocarão os alunos a partir de uma lista de espera.

Participam do processo seletivo 15 universidades federais, duas estaduais, 17 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um centro federal de educação tecnológica.

 

Fonte: Agência Brasil

Funasa abre inscrições para processo seletivo

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) abriu, nesta segunda-feira (28), as inscrições para um processo seletivo simplificado.

São 51 vagas temporárias de nível superior para áreas de engenharia de saúde pública (especialidades de engenharia civil, engenharia sanitária, geologia, bioquímica, biologia ou química) e controle interno (engenharia civil ou engenharia sanitária). O salário é de R$ 6.130.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.institutocetro.org.br até 16 de julho. A taxa é de R$ 65.

As vagas são para os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe, São Paulo, além do Distrito Federal.

As provas objetivas e prova de títulos e experiência profissional serão aplicadas nas cidades de Aracaju, Belém, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Macapá, Manaus, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina, na data prevista de 29 de agosto.

As contratações terão validade de um ano e podem ser prorrogadas por até no máximo cinco anos.

 

Fonte: Karoline Meira / Tribuna da Bahia

 

43ª CIPM faz avaliação positiva da operação São João em Itamaraju, Prado e Jucuruçu

43ª CIPM faz avaliação positiva da operação São João em Itamaraju, Prado e JucuruçuPassadas as comemorações do São João, a 43ª Companhia Independente da Polícia Militar, através de seu comandante major Raimundo Magalhães Dantas, divulgou os números referentes às ocorrências policiais que aconteceram nas cidades de Itamaraju, Prado e Jucuruçu, que fazem parte da área de responsabilidade territorial da unidade, referentes ao período dos festejos juninos. Os números estão relacionados apenas às ocorrências que aconteceram nos locais de evento, excluindo aquelas que ocorreram em outras áreas das cidades e que foram registrados através do número de emergência.

A 43ª CIPM, neste ano, contou com o reforço de policiais militares oriundos do 13º Batalhão de Teixeira de Freitas, e reforçou o policiamento nas três cidades. Objetivando atender à demanda de policiamento, o major Magalhães mobilizou seus oficiais e praças para a “Operação São João”, inclusive empregando policiais em horário de folga, objetivando intensificar o policiamento em todos os eventos que foram formalmente comunicados, estendendo-se aos distritos e bairros que promoveram festas nesse período.

Quem se dirigiu à Praça Dois de Julho, em Itamaraju, para se divertir no “Arraiá da Vitória”, pode perceber nas três noites do evento, um forte esquema de policiamento. Para a primeira noite, que contou com o show da Banda Calypso, atraindo um público superior a 30 mil pessoas, a 43ª CIPM dispôs, além dos policiais empregados diariamente, um efetivo de 50 policiais por noite, aplicados apenas no circuito da festa.

Com a intensificação do policiamento no “Arraiá da Vitória”, os dias de festa registraram poucas ocorrências de natureza policial nas três noites.

Com o reforço do policiamento também em Prado e Jucuruçu, essas duas cidades também tiveram um São João tranquilo, não sendo registrada nos circuitos da festa junina, pela Polícia Militar, nenhuma ocorrência de cunho policial.

O major Magalhães fez o balanço da Operação São João parabenizando e agradecendo aos seus policiais pelo bom desempenho no serviço. “Só tenho a agradecer aos homens e mulheres, que imbuídos do dever policial militar, abriram mão da folga e de momentos de diversão com familiares, nas noites de festa, para realizarem com muito profissionalismo a segurança dos munícipes nos festejos juninos das cidades de Itamaraju, Prado e Jucuruçu. Assim, o resultado não poderia ter sido melhor. Não houve o registro de ocorrências de grande vulto, como homicídios, tentativa de homicídios e porte ilegal de armas, nos locais de evento, e as pessoas, que sofrem tanto com a violência urbana, ficaram satisfeitas com a diversão que foi promovida com condições de segurança, graças ao trabalho desses guardiões”, comentou.

 

Fonte: Ronildo Brito / Teixeira News