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Diretor re-eleito é empossado no IFBA Campus Eunápolis

Diretor re-eleito é empossado no IFBA Campus EunápolisNo dia 25 de agosto de 2010 foi empossado o diretor re-eleito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA campus Eunápolis, professor Ricardo Torres Ribeiro.

A cerimônia contou com as presenças de servidores, estudantes e também do representante da Reitoria do IFBA, professor Albertino Ferreira Nascimento Júnior, da Diretora da Direc 8, professora Sandra Regina Chagas dos Santos, da professora Patrícia Reis, representante da Secretaria de Educação do município de Eunápolis, do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gelton Oliveira Júnior, do Vereador Lucas Leite e do representante do Diretor do Campus de Porto Seguro, professor Ricardo Mendes.

O diretor Ricardo Torres afirmou que a sua primeira gestão contribuiu para a melhoria do Campus Eunápolis. “Recebemos a escola com uma grande “demanda reprimida”, fruto, aliás, de políticas governamentais ditadas pela direita (período 1995-2003), que sistematicamente tentava reduzir a Rede Federal de Educação Profissional a “escolas de treinamento” com parcos recursos públicos e/ou privados. Ao longo desses 04 anos agimos no sentido de obtenção de recursos extra-orçamento com o governo atual. Buscamos, de forma efetiva, aglutinar, interagir com a comunidade interna e externa para o nosso crescimento e fortalecimento” acrescentou o professor.

Em seu discurso, o diretor empossado falou de algumas de suas propostas para o novo quadriênio, como a elaboração e discussão do novo regimento do IFBA e campus Eunápolis; Implantação de uma Coordenação de Acompanhamento de Egressos; Implantação da Coordenação de Assistência Estudantil e Apoio ao Ensino; Promover estudos para análise de novas propostas de cursos técnicos e superiores e adequação de novas turmas dos cursos já existentes; Ampliar e potencializar as ações para a redução da Evasão, Repetência e Abandono em todos os cursos do IFBA Eunápolis; Consolidar a Revista Eletrônica do IFBA Eunápolis, recém-lançada – Revista Pindorama; Construção de uma política de extensão visando projetos de ações inclusivas e de tecnologias sociais, preferencialmente, para populações e comunidades em situação de risco.

Fonte: Ascom do IFBA

 

Projeto marca encerramento do 1º Congresso Internacional da Produção Pecuária

Bahia – Importantes decisões para a pecuária nacional foram tomadas no último dia do evento, que contou com mais de 1.200 inscritos.

O 1º Congresso Internacional da Produção Pecuária, que ocorreu em Salvador (BA) entre os dias 23 e 25, apresentou grandes novidades ao agronegócio nacional em seu último dia. O evento, que teve mais de 1.200 inscritos, contou com o consenso dos Secretários da Agricultura de todos os Estados brasileiros na formulação de um novo projeto voltado para sanidade animal, uma das principais urgências na agropecuária nacional. O Congresso ainda abordou temas como o atual cenário do agronegócio brasileiro, o desafio de ser simultaneamente rentável e sustentável e parcerias para o apoio à cadeia produtiva e pecuária. A 2ª edição está marcada para o período de 29 a 31 de agosto de 2011, com a presença de mais duas cadeias produtivas: suinocultura e avicultura.

Seguindo a abertura dos dois primeiros dias, o evento teve início com a palestra do candidato ao governo baiano Geddel Vieira Lima (PMDB). Os principais temas apresentados pelo político foram a reformulação e construção de aproximadamente cinco mil quilômetros de estradas; implantação e reforma de portos em Salvador, Ilhéus e Aratu; a criação de novos pólos de armazenagem da produção, reestruturação e fortalecimento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e insegurança jurídica. “Pior que insegurança jurídica, o produtor sofre de insegurança administrativa. Uma de minhas lutas será essa. É bom sim ser amigo do Presidente, mas, como Governador, eu irei sempre ter como melhor amigo a Bahia”, declarou Geddel.

Luis Carlos Guedes, vice-presidente de Agronegócio e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, discursou sobre a defesa da agropecuária brasileira como o pilar fundamental da economia brasileira. “A palavra agronegócio já virou um palavrão no país e se usa isso contra o Brasil até mesmo internacionalmente. Ligam a degradação ao agronegócio e não lembram que 25% da economia brasileira é possível pela agropecuária”, define Luis Carlos. O ex-ministro da Agricultura também apontou que os produtores brasileiros são extremamente competitivos. O Brasil fica atrás apenas da Nova Zelândia na lista dos países menos subsidiados do setor rural.

Joselito Barbosa falou sobre os benefícios e vantagens da produção da raça Santa Inês, uma das mais promissoras e rentáveis da ovinocaprinocultura brasileira, de origem legítima do Nordeste. Como convidado, Joselito trouxe o criador Jair Menezes, da Associação Paraguaia de Criadores de Ovinos, que falou sobre sua experiência de quase 10 anos de criação da raça no Paraguai. “Hoje, a Santa Inês é uma raça não apenas brasileira, como sul-americana e, sem dúvidas, no futuro será de todo o continente americano, por suas características”, afirma. Dentre as necessidades da produção local, que sofre com solo pobre, clima quente e úmido, está a estruturação de uma boa base de cabanhas.

Uma das vozes mais respeitadas do Brasil na agropecuária, Nelson Pineda, apresentou aos pecuaristas o desafio de se produzir com sustentabilidade na pecuária e apontou dados sobre a emissão de gás metano. “A pecuária brasileira incomoda muita gente de fora, nosso plano é alimentar o mundo. E quando se elimina a concorrência de mercado, vêm os ataques”, aponta Pineda, que também discursou sobre a participação brasileira na COP15 e a projeção do consumo mundial nas próximas décadas.

Reunião Conseagri e Fonesa

Em um encontro histórico da pecuária brasileira, boa parte dos Secretários de Agricultura do país se reuniu no Conseagri (Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura), em parceria com o Fonesa (Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária). Da reunião nasceu um projeto que visa reformar por completo a defesa sanitária brasileira e tratá-la como pauta de saúde pública, conquistando recursos e planejamentos que ajudarão todos os Estados do país a avançarem mais rapidamente para a garantia do status de Livre Aftosa.

“É um orgulho ser o Secretário de Agricultura da Bahia nesse momento, participando de um Congresso que já nasce como um dos mais importantes do Brasil”, declarou Eduardo Salles, um dos membros do Conseagri. O Secretário ainda divulgou, no encerramento do evento, que concederá a todos os Estados a planta de um projeto modelo para frigoríficos aprovada pelo Ministério da Agricultura, um projeto de R$ 1.2 milhões.

O 1º Congresso Internacional da Produção Pecuária foi realizado pela Associação Baiana dos Expositores (ABEXPO), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Fonte: Sandra Negrini/ Comunicação Estratégica

 

Lideranças de Itapuã inauguram comitê de Valmir Assunção

Mais um comitê da campanha do candidato a deputado federal Valmir Assunção (PT) foi inaugurado em Salvador, desta vez no bairro Itapuã. O evento, realizado na última quarta-feira (25), reuniu um considerável número de jovens, muitos deles engajados em atividades culturais na região.

Lideranças comunitárias e políticas locais também registraram presença, destacando a relevância das bandeiras de luta defendidas por Valmir. “Itapuã precisa de candidatos que abraçam as questões dos negros e do candomblé, por exemplo. Como yalorixá, testemunho a importância desta campanha”, disse Mãe Jaciara, articuladora do evento.

Já o presidente do Conselho de Moradores do Alto do Coqueirinho, Reinaldo Costa, preferiu ressaltar as ações viabilizadas no período em que Valmir dirigia a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

O apoio à cultura local é uma das demandas colocadas pela população. “Queremos representantes para estas causas”, afirmou Aloísio Costa, do Afoxé Filhos de Nanã. “Os negros têm de estar na Câmara Federal fazendo a nossa defesa”, completou Jocélio de Araújo, do Malê de Balê.

O evento também foi marcado pela presença de lideranças do Projeto Mulheres da Paz além de ativistas da Associação Beneficente das Mulheres Afrodescendentes do Alto do Coqueirinho (ABCMAAC).

Fonte: Ascom do deputado Walmir Assunção

 

Ex-prefeito de Itabela é condenado por superfaturamento e licitação irregular

Ex-prefeito de Itabela é condenado por superfaturamento e licitação irregularItabela – Em sessão realizada nesta quinta-feira (26/08), o Tribunal de Contas dos Municípios determinou encaminhamento ao Ministério Público da denúncia contra o ex-prefeito de Itabela, Paulo Ernesto Pessanha da Silva, por irregularidades em procedimento licitatório e superfaturamento, no exercício de 2006.

A denúncia foi feita pelo vereador Adilton Eugênio dos Santos, acompanhado dos cidadãos João Miranda de Andrade, Maria da Glória Silva Alves e Rubens Alves de Oliveira.

Eles apontaram falhas relativas a não realização de reforma do Colégio Municipal de Itabela, contratada junto à Construtora Pedra Bonita.

Através de uma segunda delação, os denunciantes também acusam o ex-prefeito do pagamento de obra superfaturada para construção de uma sala no mesmo colégio, em acordo celebrado com a empresa RJRD Construtora.

O relator, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, determinou ao denunciado, que pode recorrer da decisão, multa no valor de R$ 5 mil, a ser recolhida com recursos pessoais.

Quanto à primeira denúncia, o vereador afirmou que teria sido efetivamente realizada a obra contratada, de acordo com fotografias que anexou aos autos, e pede aplicação da penalidade por uso de má-fé aos denunciantes.

Em relação à segunda, teria sido construída uma sala de informática moderna, e não de uma “simples sala”, igualmente precedida de procedimento licitatório.

O relator concluiu que o gestor realizou licitação sem existência de prévio orçamento, inexistência de empresas nos endereços respectivos e em registros da Junta Comercial e Receita Federal, além de divergências nos registros da Secretaria da Fazenda Estadual.

Apesar da tentativa de se justificar em defesa própria, o ex-prefeito não apresentou qualquer esclarecimento relativo à autenticidade da certidão negativa de débitos tributários apresentada pela Construtora Pedra Bonita que, no site da Secretaria da Fazenda, seria relativa à outra empresa (cuja certidão possuiria o mesmo número que aquela apresentada pela construtora).

Fonte: Grant Mariano

 

Associações de Belmonte tomarão posse em Salvador

Associações de Belmonte tomarão posse em SalvadorQuatro representantes da Sociedade Civil Organizada de Belmonte vão ser empossados no Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio dos Frades, Buranhém e Santo Antonio (CBH Frabs). A cerimônia de posse vai acontecer no I Encontro Estadual de Colegiados Ambientais (EECA) na cidade de Salvador, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro; além desse comitê, outros três serão empossados.

Associações que vão representar Belmonte no Comitê

Instituto Viver Melhor

Colônia de Pescadores Z-21

Associação das Marisquerias de Belmonte

Cooperativa de Transporte de Belmonte

Os Comitês

Os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) têm como objetivo promover a gestão participativa das águas, através da discussão e diálogo sobre a situação dos mananciais e seus problemas socioambientais, a aplicação dos recursos públicos, aprovação dos Planos de Bacia e dirimir, em primeira instância, os problemas e conflitos de interesse dos usos da água. Cada comitê é formado por representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, da sociedade civil e dos usuários da água, que inclui os setores de irrigação, abastecimento humano, energia elétrica, navegação, lazer, turismo e pesca. Cabe ao INGÁ – Instituto de Gestão das Águas e do Clima, autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente a coordenação executiva dos comitês.

Fonte: Belmonte Notícias

 

Facdesco promove Semana do Administrador

Facdesco promove Semana do AdministradorPorto Seguro – O Dia Nacional do Administrador, 9 de setembro, foi instituído pela Resolução CFA nº. 65/68, de 09/12/68. A escolha da data para ser o Dia do Administrador se deu pelo fato de que nesse dia, em 1965, foi assinada a lei nº 4769, de 9 de setembro, que criou, oficialmente, a profissão de Administrador no Brasil.

Como parte das atividades acadêmicas do curso de Administração das Faculdades do Descobrimento – Facdesco, será realizada no período de 08 a 10 de setembro de 2010, no horário das 19h00min ás 22h00minh, a Semana do Administrador. Esta é uma oportunidade em que os alunos fazem exposição de trabalhos acadêmicos, demonstrando toda a sua capacidade criativa e empreendedora.

Haverá duas palestras com temas voltados ao Empreendedorismo e a Administração de Empresas, e uma Mesa Redonda com empresários convidados. A Mesa Redonda abordará o tema: O Desafio Organizacional – Liderar e Gerir Pessoas, enfatizando, entre outros, os assuntos referentes ao perfil do líder (Autoridade e Autoritarismo); As relações interpessoais; e o Gerenciamento de Conflitos.

O evento é direcionado especialmente aos administradores, alunos, ex-alunos, que cursam Administração na Facdesco e em outras Instituições.

Será uma atividade acadêmico-profissional que conta com o apoio dos professores e discentes, além de profissionais convidados.

A Semana do Administrador tem como objetivo formar administradores éticos, com espírito empreendedor e consciência cidadã, comprometidos com a qualidade e capazes de acompanhar a evolução da sua área de trabalho e atuar com responsabilidade social e ambiental.

Todos os participantes do evento receberão Certificado, com a carga horária do evento.

A Semana do Administrador acontecerá no campus da Facdesco, em Coroa Vermelha, e será um evento aberto ao público com entrada gratuita.

 

Bahia tem maior número de cidades com banda larga no Nordeste

Bahia tem maior número de cidades com banda larga no NordesteSalvador – Com oito cidades, a Bahia é o estado do Nordeste com o maior número de localidades que serão conectadas à internet rápida pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), cujos primeiros 100 municípios beneficiados foram anunciados na última quinta-feira (26), pelo presidente da Telebras, Rogério Santanna.

Os estados do Nordeste ficaram com 58 cidades, sendo o restante em Minas, Goiás, Rio, São Paulo, Espírito Santo e Tocantins. Santanna informou, ao fazer o anúncio no encerramento do Fórum Brasil Conectado, em Brasília, que a meta é levar banda larga para 40 milhões de brasileiros até 2014, com velocidade mínima de 512 kilobits por segundo e planos de R$ 15 e R$ 35. Para gerir o plano, a Telebrás terá R$ 3,2 bilhões do Tesouro Nacional nos próximos cinco anos.

O presidente da Prodeb, Elias Sampaio, afirmou que a rede multi- serviços do governo estadual já está presente nas oito cidades com mais de 200 links e agora vai poder ampliar essa presença. “O programa federal converge. Esses locais podem acessar todos os serviços estaduais através da nossa Infovia Digital, projeto em curso que prevê ampliar o máximo possível o acesso à banda larga na Bahia. É como se essas cidades estivessem situadas no Centro Administrativo”, disse.

São as seguintes as cidades baianas entre as 100 primeiras do país a ter banda larga: Feira de Santana, Itabuna, Camaçari, Governador Mangabeira, Eunápolis, Governador Lomanto Júnior, Muritiba e Presidente Tancredo Neves.

Fonte: Coordenação de Jornalismo da Campanha “Sou Wagner 13”

Novo levantamento vai mostrar cobertura da Assistência Social

Novo levantamento vai mostrar cobertura da Assistência Social
Crianças benefiadas com o programa
Mucuri – Quando for concluído o amplo levantamento que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vem realizando no País, cujo trabalho se estende até 1º de outubro, será possível mostrar o tamanho da cobertura que o município de Mucuri presta à população na área de Assistência Social. As informações incluem funcionamento e estrutura de unidades públicas de atendimento, assim como a gestão da Secretaria Municipal.

“Diante do corre-corre das atividades administrativas, esse trabalho é fundamental para termos a noção exata do quanto o Município atua na área de Assistência Social e o grande número de famílias beneficiadas, seja em Mucuri-sede, em Itabatã e em todos distritos e povoados”, admitiu o prefeito Paulinho de Tixa, acrescentando: “Tenho certeza de que nunca o governo municipal esteve tão presente na vida das famílias de Mucuri, principalmente aquelas de baixa renda, que são atendidas pelos programas desenvolvidos em parceria do Município com os governos estadual e federal”, ressaltou.

Finalidade

O objetivo do levantamento é coletar informações que contribuam para o processo de planejamento, acompanhamento e avaliação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e, consequentemente, para a consolidação da rede de proteção social no Brasil. O censo reúne informações sobre a estrutura física, os recursos humanos e as atividades realizadas pelos Cras e Creas em todo o país.

O coordenador da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Luís Otávio Farias, explicou que “os resultados permitem observar o que melhorou ou piorou, de um ano para outro, e estabelecer prioridades de ação para que possamos corrigir os problemas e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população”, disse.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Mucuri

 

Varejo cresce 11,6% na Bahia e contribui com aumento de empregos

Varejo cresce 11,6% na Bahia e contribui com aumento de empregosO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Mensal do Comércio, que revela um dado otimista em relação à economia baiana: o comércio varejista do estado teve alta acumulada de 11,6% no primeiro semestre de 2010 em comparação com o mesmo período do ano passado. Uma conjuntura de fatores foi apontada como determinantes para este aumento.

O crescimento do varejo, revelou o estudo, está calcado na expansão do crédito, ampliação dos prazos de parcelamento, melhoria dos rendimentos dos consumidores de menor poder aquisitivo e aumento do emprego formal no estado. De acordo a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento, foram criados 240,3 mil empregos com carteira assinada, praticamente igualando-se aos gerados nos 12 anos anteriores a 2007. O número de vagas abertas nos três governos que precederam a Wagner é superior em apenas 2.000 até este mês agosto de 2010, devendo ser superado antes do final do ano.

Desempenho

No primeiro semestre deste ano, um dos destaques no desempenho no comércio foi o setor de supermercados, produtos, alimentícios e bebidas e fumo (9,2%). Apesar de não ter o maior percentual de alta entre os segmentos pesquisados, este grupo tem a maior representatividade, já que corresponde à metade do volume de vendas de todo comércio varejista baiano. Os maiores crescimentos estão nos ramos de equipamentos, materiais para escritório, informática e comunicação (27,9%) e móveis e eletrodomésticos (25%).

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente, o governo do estado gerou mais de oito mil empregos em julho de 2010. Em termos absolutos, esse desempenho é o segundo melhor de toda a série histórica do Caged para o período, sendo superado apenas pelo ocorrido em 2009, com 9,8 mil postos de trabalho. O resultado é decorrente, principalmente, da expansão nos setores da Construção Civil (mais 4,9 mil postos), dos Serviços (mais 3,1 mil) e da Indústria de Transformação (mais 1,1 mil), cujos saldos superaram a queda do Comércio (menos 856 postos).

As principais ações do governo estadual para incrementar a geração de empregos foram o estímulo à organização das diversas cadeias produtivas, os incentivos do Programa Desenvolve, a negociação dos créditos de ICMS acumulados pelas indústrias do Pólo de Camaçari e os investimentos públicos em infraestrutura social. Com isso, a Bahia conseguiu desconcentrar e diversificar o crescimento econômico.

Fonte: Coordenação de Jornalismo da Campanha “Sou Wagner 13”

Seminário discute desenvolvimento social da Bahia

Seminário discute desenvolvimento social da BahiaNa próxima sexta-feira (27), o governo da Bahia promove Seminário Estadual sobre Políticas Sociais para o Desenvolvimento da Bahia. O evento contará com a presença dos secretários nacionais de Articulação e Inclusão Produtiva, Ronaldo Garcia, e de Segurança Alimentar e Nutricional, Crispim Moreira, ambos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A proposta do encontro é orientar, em parceria com a sociedade civil, a estruturação de políticas públicas.

Os debates serão divididos em três eixos. O primeiro deles avaliará as políticas de segurança alimentar e nutricional, e será coordenado pelo secretário Crispim Moreira. Em um segundo momento, serão discutidas as políticas de inclusão produtiva, mediadas pelo secretário Ronaldo Garcia. Na última mesa, a assistência social será debatida pela professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Virgínia Fontes.

No encerramento do evento, o livro Brasil: Entre o passado e o futuro, de autoria de Marco Aurélio Garcia e Emir Sader, será lançado.

Fonte: Ascom/MDS

 

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