O novo sistema viário Águas Claras/Cajazeiras está em fase de conclusão e deve ser entregue pelo Governo do Estado em setembro. Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra integra a futura Avenida 29 de Março, via responsável pela ligação entre a Avenida Orlando Gomes – já duplicada pelo Governo – e a BR-324. Essas intervenções urbanas fazem parte da Linha Vermelha, corredor que vai ligar os bairros de Piatã a Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
As novas vias, que serão inauguradas pelo governador Rui Costa em setembro e vão desafogar o trânsito na região, fazem parte das ações do plano de mobilidade do Governo do Estado, desenvolvido para a capital andar melhor.
Nesta etapa da obra em Águas Claras, a Conder – empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) -, trabalha na finalização dos serviços de urbanização e infraestrutura.
Com investimento de R$ 50 milhões, oriundos do Ministério das Cidades do governo federal, e com contrapartida estadual, o novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324, com extensão de 1,9 km, incluindo um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira, no bairro de Águas Claras.
Possui, ainda, um conjunto de vias totalizando 4,2 km, dispondo de alças de acesso à BR-324 e um acesso ao sistema de transporte (BRT), além de ciclovia, passeios com piso tátil, escadas, passagem para pedestres, sinalização e paisagismo.
Segundo o diretor de Obras Estruturantes da Conder, Sérgio Silva, aproximadamente 90% dos serviços já estão concluídos e vão beneficiar quem mora e trafega por Águas Claras e também milhares de baianos, que utilizam diariamente a BR-324, além de facilitar o acesso a Cajazeiras, à Via Regional, e à BA-528 (Estrada do Derba).
“Com a entrada em operação desse trecho, conseguiremos resolver o problema crônico dos engarrafamentos no local, criando alternativas para o fluxo de veículos que disciplinam o trânsito”, ressalta Silva. Ele cita ainda a valorização dos imóveis na lista dos benefícios trazidos pelas novas vias.
A expectativa é que essa região da capital se transforme em um grande ponto de integração dos diferentes modais de transporte, uma vez que, recentemente, foi lançada a licitação para a ampliação da Linha 1 do metrô até Águas Claras-Cajazeiras.
Fonte: Conder