Governo do Estado ganha destaque no uso de tecnologia em obras públicas em congresso internacional

Governo do Estado ganha destaque no uso de tecnologia em obras públicas em congresso internacional
Governo do Estado ganha destaque no uso de tecnologia em obras públicas em congresso internacional. Foto: Reprodução/ assessoria

Mais de 500 profissionais de engenharia do Brasil, Portugal, Holanda, Itália, Espanha e Argentina conheceram práticas do Governo do Estado nas obras públicas realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). A troca de experiências aconteceu durante o 6º Congresso BIM, evento internacional realizado em Florianópolis (SC) pela Conexão BIM com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia (Crea/SC).

No congresso, o governo baiano se destacou por experiência pioneira na implementação do BIM (Modelagem da Informação da Construção) para a elaboração de projetos, execução e fiscalização de obras no setor público. Para o presidente da Conder, José Trindade, “a participação da Bahia no evento é a confirmação que estamos trabalhando com o que há de mais inovador e moderno na área de engenharia. Hoje, podemos dizer que somos referência e fonte de inspiração para outros estados que desejam integrar o BIM”.

Segundo José Trindade, essa modelagem “representa a transformação digital da construção civil e tornará nossos processos mais simples, aumentando a nossa eficiência na execução das obras em todo o estado. Isso também significa mais economia no uso dos recursos públicos e obras mais céleres”. A Conder foi a primeira empresa pública do Nordeste, Norte e Centro Oeste a implantar a metodologia BIM, em 2023. Agora, a companhia está na fase de conclusão do projeto-piloto. Com a nova ferramenta também estão em execução a fiscalização e acompanhamento das obras de ampliação e reforma de 10 unidades escolares em Salvador.

Para Fernanda Brandão, coordenadora de Implementação do BIM na Conder, outra vantagem da metodologia é o gerenciamento e compartilhamento das informações. “Usamos uma plataforma chamada Ambiente Comum de Dados, onde todos os arquivos ficam em um único ambiente acessível a todos os profissionais envolvidos no contrato. Isso permite que as anotações sejam feitas diretamente no modelo, que as atribuições e prazos sejam indicados, e possibilita também a visualização de cada etapa do projeto em 3D. Dessa forma, a análise e a resposta a cada intervenção realizada são mais rápidas. Essa abordagem realmente tornou nossa fiscalização muito mais ágil e eficiente”, explicou Fernanda. A participação da Conder no evento também foi destacada pela imprensa local.

O congresso em Santa Catarina, realizado na última semana, também destacou a importância do BIM na transformação digital da construção civil, mostrando como essa metodologia pode tornar os processos mais simples, reduzir erros e aumentar a previsibilidade nas obras. Além de Fernanda, também representaram a Conder no evento, a analista de Contratos, Nara Borborema e o analista de Engenharia, Douglas Malheiro.

Fonte: Bahia.ba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui