Entrou em uso em Eunápolis um dos mais importantes métodos de diagnóstico para doenças oculares, o equipamento de Tomografia de Coerência Óptica, identificado pela sigla OCT. Método de suporte no diagnóstico e acompanhamento de doenças oculares, o equipamento tem destaque na prevenção e tratamento de alterações relacionadas à mácula, ao nervo óptico e à retina. O serviço de Tomografia está disponível de forma inédita para toda macro região de Eunápolis, contribuindo para acelerar diagnóstico e tratamento de doenças oculares. O novo equipamento, já em uso, será apresentado em solenidade de inauguração da nova sede do DayHORC – Unidade de Eunápolis, agendado para esta quinta-feira (20).
Na avaliação de especialistas, o OCT é um divisor de águas na região em que atua para o enfrentamento de doenças oculares graves. Com o envelhecimento da população e o estilo de vida atual, aumenta a cada dia o número de casos de pessoas acometidas com DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade). A Retinopatia Diabética, causa frequente de cegueira em pacientes que não conseguem controlar o diabetes, também registra elevação gradual no número de casos. Ambas patologias contam agora com O OCT como importante método de diagnóstico e controle.
A Tomografia óptica também é capaz de fazer análise de progressão do glaucoma e auxiliar no diagnóstico precoce da doença. “Decidimos por este investimento estratégico e já estamos felizes com o retorno, certo que impactará na melhoria das condições de desenvolvimento da saúde ocular na região”, declarou Dr. Marcos Oliveira.