Estamos seguindo a Jesus?

“O Filho irradia a glória de Deus, expressa de forma exata o que Deus é e, com sua palavra poderosa, sustenta todas as coisas.” (Hebreus 1.3)

Assim se expressou o escritor de Hebreus, logo na instrução da carta. Nela ele demonstra a centralidade de Jesus em nossa fé. Traduz todo o complexo sistema de liturgias e ritos detalhadamente tratados em Levíticos e Deuteronômio. E afirma que tudo aquilo tinha como destino Jesus, sendo apenas figuras temporárias e destinadas a envelhecer e serem superadas, sendo Jesus o seu ponto final. Ele é o Redentor, é a Revelação de Deus. Ele é a palavra final de Deus a nós. Nada para além de Jesus poderia ser dito.

Se queremos acertar no caminho e na vida no Reino de Deus, que é bastante estranho a nós, precisamos nos focar em Jesus. Ele precisa ser o fiel da balança em nossa leitura e interpretação bíblica. Ele precisa ser a prova dos nove diante de qualquer afirmação sobre Deus, sobre Sua vontade e propósitos. Mas, entender Jesus, não é fácil. Leia os Evangelhos se não acredita nesta afirmação. É mais fácil entender Paulo e seus escritos, mesmo a Segunda Epístola de Pedro afirmando serem de difícil compreensão (2 Pd 3.16). Mas nem de longe comparam-se a Jesus, ao seu modo de agir e aos seus ensinos. É mais fácil orientar-se pelos escritos de Paulo do que pela vida de Jesus. O que Paulo nos pede é claro e explicito. O que Jesus nos pede é de outra natureza!

Jesus fala do nosso coração e de nossas intenções. Ele fala que devemos comer sua carne e beber o seu sangue! As multidões apenas entusiasmadas com os milagres e desejosos de verem mais, desistiram rápido. Os mais persistentes, que se atreveram a discípulos, acabaram escandalizados e o abandonaram. “Vocês se escandalizaram com tão pouco?! Estão presos a padrões humanos quando precisariam do Espírito para conhecer a vida que há em mim e em minhas palavras!” (Jo 6.60-63). E Jesus não recuou, mas disse aos doze: “Não querem também desistir e irem embora?” (Jo 6.67). Estamos realmente seguindo a Jesus?

Afirmamos que Jesus é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Mas se é, como não ficamos chocados com Ele? Como não nos sentimos desafiados diante de suas palavras e atitudes? É por que as entendemos muito bem e somos capazes de vivê-las? Não. É porque fizemos de Jesus apenas um nome a quem nos referimos. O domesticamos, segundo nossa religião. O fizemos alguém a quem conseguimos aceitar. Minimizamos seu radicalismo. Mas Jesus está vivo e, de fato, é o mesmo e sempre será. E deveríamos nos perguntar com sinceridade: a quem estamos seguindo?!

O Reino de Deus é um Reino estranho à mente humana. O Evangelho desse Reino não pode ser harmonizado aos padrões humanos. O Rei desse Reino é irreconhecível aos olhos humanos. E a mensagem das Escrituras só poderá ser ouvida por quem, como criança, seguir o Mestre e mantiver a mente e o coração abertos, atentos e sensíveis ao Espírito Santo.

Onde está firmada sua vida? Sua espiritualidade? Cantávamos no passado: a minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor! Isso é realmente verdade? Se é, então você há de ser portador da humildade de quem sabe que não compreendeu tudo e nem muito bem as coisas do Reino. Você pode continuar pensando, lendo, orando e aprendendo. Mesmo tendo no coração a firmeza de quem sabe que, sim, está seguindo o Mestre. Afinal, como os discípulos, para onde iríamos nós se só Jesus tem as palavras da vida eterna? (Jo 6.68)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui