“Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive.” (Eclesiastes 3.12)
Quando criança muitas vezes fiz e ouvi colegas fazendo a contagem regressiva do pique-esconde. Combinávamos um número e a partir dele a contagem era feita, até que “3, 2, 1, 0 – quem escondeu, escondeu; quem não escondeu, lá vou eu!” E a caçada começava! Assim era a vida naquele tempo. Mas, acabo percebendo que a vida ainda é assim. Estejamos prontos ou não, a caçada começa, a vida segue. E tenhamos planejado ou não, o que queremos mesmo é ser felizes. Queremos que tudo corra bem porque acreditamos que é assim que somos felizes. E então precisamos tomar remédio quando tudo corre bem, mas não estamos felizes.
Gostei muito da poesia de Clarice Falcão – O que você faz pra ser feliz. Veja o que ela diz: “O que faz você feliz? Você feliz o que que faz? Você faz o que te faz feliz? O que faz você feliz você que faz. (…) A felicidade está por dentro, mas não vai sair no raio x. Você provoca os próprios sentimentos! O que você faz pra ser feliz? Longe perto, dentro, tanto faz, quem quer felicidade corre atrás. E, às vezes, ela está debaixo do nariz. O que você faz pra ser feliz? Pra ser feliz, pra ser feliz, o que você faz pra ser feliz?” Ela nos ajuda a lembrar um importante princípio que sustenta uma das “melhores práticas” que a Bíblia ensina: você é livre mas deve lembrar-se que é responsável pela vida que levar.
O ano já começou, mesmo que você esteja de folga ou de férias. A vida não para! Porém não é infinito. Ele acaba e está acabando o tempo todo. A contagem regressiva de 2015 já começou. Olhe à sua volta, perceba as pessoas, sua família. Olhe para dentro, considere seus caminhos. Olhe para cima, busque a Deus de todo o seu coração. Ninguém é feliz por acaso. Por acaso só se parece que é. Os felizes mesmo fazem escolhas e fazem as melhores. E não há escolha melhor do que amar. Amar a Deus sobre tudo, a nós mesmos e ao próximo como a nós mesmos. Para ser feliz aprenda a viver, aprenda a amar. E isso só aprendemos realmente com Deus. A vida é sua! Mas ela só será realmente boa se entrega-la a Deus e viver seus dias seguindo a Cristo.