Está aberto o Festival Gastronômico “Esquina do Mundo”, em Arraial D’Ajuda

Mais de 30 restaurantes e mais de 30 pratos concorrentes

A abertura do Festival Gastronômico “Esquina do Mundo”. Fotos: OSollo

Nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, ocorreu a cerimônia de abertura do Festival Gastronômico do Arraial D’Ajuda “Esquina do Mundo”. Uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com a correalização do Senac, Sebrae e Prefeitura de Porto Seguro.

Em sua segunda edição, o festival, que segue até 29 de novembro, traz o tema “Portugal, Histórias e Sabores”. São 32 restaurantes e mais de 30 pratos concorrentes participando do evento, que celebra a pluralidade gastronômica.

Público da cerimônia de abertura

Nas redes sociais, o festival inova trazendo os programas:

  • Tim Tim, que apresentará dicas de harmonizações de bebidas com pratos portugueses;
  • a Cozinha Show, com participações de chefs e cozinheiros;
  • a Cozinha Kids, também tem quitutes pelas mãos da Cheff Ianca Moura (Penny Lane) e convidados;
  • e o Ora, Pois!, onde os chefs apresentam receitas portuguesas, para deleite e experimentação dos espectadores.

Na programação de abertura, houve apresentação de uma esquete da Cia de Teatro Arte e Expressão Dionísio, e palestra com Flávia Paixão, especialista em Gestão Estratégica e Marketing para Pequenas Empresas, além de toda musicalidade de Áurea Catharina e Nito Dantas.

Chefs de cozinha recebem brinde da mãos de Patrícia Martins e Nancy Costa

Descubra Arraial D’Ajuda

Estiveram presentes, o presidente da Abrasel Costa do Descobrimento, Eduardo Oberlaender, que também representou o presidente da Abrasel Bahia, Luiz Henrique Amaral; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Oliver Abade; a gestora do Senac – Porto Seguro, Nanci Costa; o gerente regional Sebrae Extremo Sul, Alex Silva de Brito; e a gestora de Projeto de Turismo, Flávia Goroni; a diretora de Experiência do Turista, Andriva Rodrigues, representando o secretário de Cultura e Turismo, Paulo César Magalhães; a superintendente de Turismo, Patrícia Martins, representando a prefeita Claudia Oliveira; representantes dos restaurantes participantes e convidados.

O presidente da Abrasel Costa do Descobrimento, Eduardo Oberlaender

O presidente da Abrasel Costa do Descobrimento, Eduardo Oberlaender, enfatizou a vocação gastronômica já antiga de Arraial D’ajuda e esclareceu que, devido à pandemia, o projeto pensado para a segunda edição precisou ser reformulado.

Foi um desafio grande porque alguns pensaram em desistir esse ano, mas não poderíamos. Readaptamos o projeto dentro de todos os protocolos e vem sendo um sucesso com a adesão de muitos restaurantes e grandes chefs. Espero que todos da região venham prestigiar“, disse Eduardo.

Alex Brito, gerente regional do Sebrae

Alex Brito, gerente regional do Sebrae, declarou sua alegria em fazer parte do evento e destacou o tema Gastronomia, que tem sido debatido em todo o mundo, como abertura para destinos.

Tivemos a honra de abrir a II Edição do Festival Gastronômico Esquina do Mundo, no Arraial d’Ajuda. A história diz que o mundo se encontra aqui, esse lugar harmonioso. Ninguém faz nada sozinho, então, agradecemos a todos os envolvidos e parabéns a todos os restaurantes inscritos, bom trabalho a todos. Sucesso aos realizadores também“, comentou Alex.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Oliver Abade

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Oliver Abade, participar do evento vai muito além da estruturação financeira, é contribuir com o fomento do turismo no Extremo Sul baiano.

É imensurável ver como Porto Seguro, em um todo, chegou onde chegou com sua representatividade turística. Tem empresários arrojados e corajosos que enfrentam qualquer batalha com maior força possível. A realização desse evento nessa pandemia retrata toda a força do trade de Porto Seguro“, declarou Oliver.

A superintendente de Turismo, Patrícia Martins

A superintendente de Turismo, Patrícia Martins, disse ser uma honra representar a prefeita Cláudia Oliveira e demonstrou a expectativa de que o evento se torne um referencial para Arraial.

Esse evento já é um produto turístico, trazendo cada vez mais turistas, mas, principalmente, os nosso moradores, que poderão se deliciar com aquilo que temos de melhor, que é a nossa gastronomia“, disse Patrícia.

Flávia Paixão, palestrante

Segundo Flávia Paixão, palestrante, o evento é importante em, pelo menos, dois aspectos: para mostrar o que tem em Arraial, além das belezas naturais, e também para o momento enfrentado pelos empresários.

Esse evento eu considero um marco que mostra aos empresários que eles precisam agir. O problema já está aí. Então, eles precisam se unir e inovar para que os resultados aconteçam e a gente saia desse cenário mais fortalecidos“, salientou Flávia.

Galeria de Fotos

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui