Esforcem-se

“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12.14)

A primeira parte do verso e a segunda parte, as pessoas e Deus, são inseparáveis quando se fala em espiritualidade cristã. Temos refletido sobre isso em vários momentos. Uma santidade que não inclua o compromisso de viver em paz com todos, não é a santidade do Evangelho de Jesus. E por outro lado, não podemos pretender uma paz que contradiga a santidade que a comunhão com Deus nos inspira. Está claro, portanto que não se trata de um caminho fácil. Na verdade só pode ser trilhado tendo o Espírito Santo como nosso guia. Não seremos bem sucedidos aplicando regras. Há quem tenha a prática de formulá-las a partir de versos bíblicos, o que dá às regras um certo ar de expressão da vontade de Deus. Mas devemos ter cuidado. Há muito equívoco sendo praticado dessa forma. Precisamos de uma sabedoria que somente o temor a Deus possibilita. O temor de quem humildemente busca honrar e submeter-se a Deus. De quem, como Davi, tem um coração quebrantado (Sl 51) e, como o publicano da parábola de Jesus, pede misericórdia a Deus (Lc 18.13).

O verso começa dizendo que devemos nos esforçar. E precisamos mesmo, pois viver em paz com todos dá um bocado de trabalho. É um aprendizado contínuo. Mais do que ausência de conflito, a paz inspirada pela fé cristã envolve um certo tipo de olhar e valor que atribuímos ao outro, de modo que estaremos sempre dispostos a respeitar, a ajudar, a servir no que for possível e necessário. A paz com o outro e especialmente com todos será sempre um lugar para onde estamos indo, e não um lugar onde já chegamos e lá ficamos. A dinâmica da vida impossibilita que seja uma conquista e torna-a uma busca constante. Por isso precisaremos nos esforçar. Vamos errar, vamos nos ver diante de nossas limitações, vamos desejar o conflito, vamos nos acomodar à indiferença, vamos isolar e rejeitar… quando digo “vamos”, refiro-me à possibilidade de que essas coisas aconteçam. E aí precisaremos nos esforçar e buscar novamente a paz possível e necessária.

A paz com todos e a santidade que nos permite ver Deus são fundamentadas no amor. Precisamos nos banhar no mar do amor de Deus e espalhar poças desse amor por onde formos. É Deus a fonte da santidade que precisamos para vê-lo e também é Ele a fonte da paz que devemos nos esforçar para ter com todos. E porque se fundamentam no amor, tanto a paz quanto a santidade são cheias de vida. Não são pesos que nos consome enquanto tentamos atender às suas demandas. Dá trabalho, exige esforço, mas são leves. Pesada é a vida sem Deus. Pesadas são as exigências da religiosidade vazia do Espírito Santo e cheia das tradições humanas. Como disse Jesus, Ele veio para que tenhamos vida abundante (Jo 10.10). E é no exercício de viver em paz com as pessoas e seguir nos santificando aos olhos de Deus que a abundância de vida nos alcança. Dê mais um passo hoje nessas direções! Santifique-se para Deus e tenha paz com as pessoas. É assim que se vive a fé cristã!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui