“Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.” (Romanos 8.5)
Podemos pensar que somos certo tipo de pessoa e, todavia, demonstra aos outros algo bastante diferente. De certa forma isso acaba acontecendo em alguma área de nossa vida. Pensamos que somos o que não somos porque podemos nos enganar sobre nós mesmos. Paulo está nos oferecendo uma forma de avaliar quem somos quando à nossa espiritualidade: examine o que ocupa seus pensamentos, seu tempo, seus anseios. Você viverá influenciado exatamente por essas coisas!
Quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. O que, na prática, significa dizer que quem vive de acordo com o Espírito, é porque procura voltar a mente, dedicar tempo às coisas que o Espírito deseja. Este é um aspecto importante de nossa responsabilidade na vida cristã. A vida cristã não é um acaso, é uma escolha. Agradar a Deus é uma decisão seguida de esforço. Essa é, de fato, a maneira como cultuamos a Deus (Rm 12.1-2).
Sem uma firme decisão viveremos em contradição a Deus, influenciados pela atração do pecado. Ele é especialista em nos seduzir. Se quero algo limpo, devo limpar; se apenas relaxo a sujeita se acumulará e posso dizer que não quero sujeita, mas é para ela que estarei contribuindo. Ao acaso as coisas não ficam bem, tendem a piorar. Esqueça suas unhas por um mês e depois veja o que aconteceu! Viver de acordo com o Espírito é escolher viver de acordo com o Espírito. Simples assim. Pois vida cristã é também uma questão de escolha e busca!