Semana decisiva para as quatro equipes do SENAI Bahia, inscritas no Desafio Liga Jovem SEBRAE, competição nacional realizada pelo SEBRAE, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro que, nesta quarta e quintas-feiras, dias 11 e 12.09 participam da etapa estadual da competição. Serão realizadas quatro bancas julgadoras por estado e apenas uma equipe sairá vencedora de cada categoria para a etapa nacional. As equipes selecionadas apresentarão seus projetos ao vivo para uma bancada de jurados online.
O Desafio Liga Jovem Sebrae envolve estudantes de ensino médio, educação profissional e superior e busca premiar ideias e soluções voltadas para a resolução de problemas na comunidade ou no âmbito escolar, utilizando tecnologia digital ou analógica. Lançado no início deste ano, o programa avança para as etapas finais, com a premiação dos projetos.
As equipes do SENAI Bahia classificadas na categoria Educação Profissional são Gestão Start e Voz para Todos, do SENAI Dendezeiros, unidade que se destacou nacionalmente pelo recorde de projetos inscritos em todo o país: um total de 201. Na categoria Ensino Médio, a equipe finalista estadual é O “invisível” é visível, formada por alunos da Escola SESI Djalma Pessoa e da Escola Técnica do SENAI Cimatec. E uma equipe da categoria Educação Superior, formada por alunos da Universidade Católica do Salvador e do SENAI Cimatec: a Tech Titans.
A expectativa é grande. “Estamos confiantes de que conseguimos realizar um trabalho muito coerente e coeso com os alunos”, explica Andreza Conceição, instrutora do Itinerário de Projetos do SENAI Dendezeiros e orientadora do projeto da equipe Voz Para Todos, uma das finalistas estaduais.
Andreza lembra que todos os projetos que foram desenvolvidos no SENAI têm como objetivo promover inovação social, ao resolver uma problemática da sociedade, e precisa apresentar um modelo de negócio, prevendo a sua aplicação prática e a criação de produto.
O projeto Voz para Todos propõe um aplicativo que funciona como tradutor de libras para português e de português para libras. Já o Gestão Start é uma plataforma web para ajudar pequenos e médio empreendedores no gerenciamento inicial de seus negócios. Ambos são projetos desenvolvidos na área de programação e envolvem alunos dos cursos de ensino médio logística e de técnico em administração.
Nesta fase que antecedeu a competição, Andreza conta que as equipes têm participado de pré-bancas preparatórias. “Trabalhamos ajustes de oratória, a apresentação e a verificação dos componentes técnicos”, explica Andreza. Os competidores do SENAI Dendezeiros têm idades entre 15 e 20 anos.
Líder da equipe Gestão Start, Samuel Cordeiro disse que a equipe está muito animada para disputar a etapa estadual. “A gente se preparou bastante, participamos de mentorias e melhoramos muito nosso projeto. Saber que vamos poder impactar a vida das pessoas com nosso projeto é o que nos motiva”, acrescentou.
Equipes Classificadas SENAI BAHIA
Ensino Médio
- Equipe O “invisível” é visível.
- Projeto: Pletto
- Inst. de ensino: UNIDADE SESI PIATÃ / SENAI CIMATEC
- Orientador(a): Leandro Santos da Cruz (CIMATEC)
Educação Profissional
- Equipe Gestão Start
- Projeto: Gestão Start
- Inst. de ensino: SENAI DENDEZEIROS
- Orientador(a): Ronivaldo Santos de Oliveira (Dendezeiros)
Equipe Voz para todos
- Projeto: Voz Para Todos
- Inst. de ensino: SENAI DENDEZEIROS
- Orientador(a): Andreza da Silva Conceição (Dendezeiros)
Educação Superior
Equipe Tech Titans
- Projeto: PolitHub
- Inst. de ensino: UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR / SENAI CIMATEC
- Orientador(a): Jailson José dos Santos (CIMATEC)