O protesto iniciou nesta terça-feira (29), às 6h da manhã, nas proximidades de Porto Seguro, na altura da Agrovila, onde os pais e estudantes de 5 escolas manifestaram contra a falta do transporte escolar.
Com a estrada bloqueada por árvores e pneus, um engarrafamento se formou nas duas vias da BR. Uma equipe da Polícia Federal esteve no local mediando as negociações da liberação da pista.
Segundo alguns pais, na localidade de Embiruçu – zona rural, cerca de 200 estudantes não frequentam as aulas há quase um mês, pois os motoristas das kombis escolares tiveram o contrato rompido com a prefeitura no início de agosto por recomendação do Ministério Público Federal, pois a empresa terceirizada, responsável pelo serviço de transporte escolar está sendo investigada por várias irregularidades.
Na tentativa de resolver o problema a Prefeitura Municipal de Porto Seguro fechou contratos de emergência, porém a situação não voltou a normalidade, e as manifestações têm ocorrido com frequência, como na semana passada em Trancoso e Vale Verde.