Em sua primeira viagem à Bahia como presidente do Brasil, no dia 1 de março, Dilma Rousseff vai anunciar um grande investimento no Estado. O governo federal vai direcionar US$ 675 milhões na construção do terceiro terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) do país.
O terminal será construído na paradisíaca Ilha dos Frades, na Baía de Todos-os-Santos, e tem previsão de conclusão em setembro de 2013. O equipamento fará parte do Gasoduto da Integração Sudeste Nordeste (Gasene), rede de tubulações que tem início no Rio de Janeiro e segue até a Bahia, um dos três maiores produtores de GNL do país e maior consumidor nacional.
Dois terminais deste tipo já estão em operação no Porto de Pecém, no Ceará, e na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. O Gasene, que é administrado pela Petrobras, foi inaugurado em março do ano passado, em Itabuna (BA). Dois trechos do projeto original de 1.387 km de tubulações já estão operando. O objetivo principal do Gasene é levar até o Nordeste o gás produzido nas Bacias de Campos (RJ), Santos (SP) e Espírito Santo.
A presidente também vai a Irecê para participar da abertura da Feira da Economia e anunciar o reajuste no valor do Bolsa Família. A Bahia é o Estado com maior número de famílias beneficiadas pelo programa. Dos 12,9 milhões de famílias que recebem o benefício no país, 1,7 milhão é da Bahia.
Fonte: Tribuna da Bahia, com informações do Gente e Mercado