Placa padrão Mercosul entra em vigor na Bahia dia 17, segundo Contran

Placa padrão Mercosul. Fotos OSollo

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, na sexta-feira (30), a resolução 748, que prorroga o prazo de implantação da placa veicular padrão Mercosul no país, anteriormente previsto para a próxima segunda-feira (3), com um cronograma de datas diferentes para os estados.

Na Bahia, a nova placa entrará em vigor no próximo dia 17. A mudança atende ao pedido do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), com o objetivo de dar mais tempo às empresas fabricantes e estampadoras de placas que pretendem se cadastrar para oferecer o serviço no estado.

Equipe da Lúcia Despachante apresenta a placa Mercosul. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo
Após o estado do Rio de Janeiro aderir ao modelo padrão no mês passado, a Lúcia Despachante trouxe com exclusividade para a Bahia o primeiro veículo que rodará com a nova placa no início de outubro, e, desde então, a Despachante tem acompanhado e informado aos condutores de Teixeira e região os desfechos sobre o assunto.

A PLACA

No detalhe, os itens de identificação de origem do veículo

As dimensões da placa permanecem 40cm x 17cm. Terá três números e quatro letras, dispostos em um fundo branco; acima, o nome do país em uma tarja azul. Na lateral, a bandeira do estado e o brasão do município.

O QR-Code é a nova norma de segurança anticlonagem

O QR-Code é a grande novidade anticlonagem. A norma de segurança é como se fosse a digital da placa, com todas as informações do veículo verificáveis através de aplicativo. Um chip de rastreamento deve ainda compor a placa no Brasil futuramente.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui