Primeiro veículo com a placa padrão Mercosul é apresentado em Teixeira de Freitas; tire dúvidas

Equipe da Lúcia Despachante apresenta a placa Mercosul. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

A unificação das placas de países que formam o bloco econômico Mercosul tem se tornado, enfim, uma realidade. Após o estado do Rio de Janeiro aderir ao modelo padrão no mês passado, a Lúcia Despachante trouxe com exclusividade para a Bahia o primeiro veículo que rodará com a nova placa.

Placa padrão Mercosul

A novidade foi apresentada na tarde dessa sexta-feira (06), no showroom da Hi-Car Hyundai de Teixeira de Freitas. Marcos Antônio Ferreira da Silva, empresário da Lúcia Despachante, que atua no ramo de emplacamento e consultoria, esclareceu dúvidas à imprensa.

Os custos variam de estado para estado, definidos por cada Detran

Todos os países do bloco Mercosul estão se adequando  ao modelo. A partir de 1º de dezembro, todas as unidades federativas devem se adequar ao padrão. Os custos irão variar de estado para estado, definidos por cada Detran. Os motoristas poderão realizar a substituição voluntariamente ou em situações de emplacamento, transferências e placas danificadas – não sendo ainda obrigatório substituir em circulação regular.

A PLACA

No detalhe, os itens de identificação de origem do veículo

As dimensões da placa permanecem 40cm x 17cm. Terá três números e quatro letras, dispostos em um fundo branco; acima, o nome do país em uma tarja azul. Na lateral, a bandeira do estado e o brasão do município.

O QR-Code é a nova norma de segurança anticlonagem

O QR-Code é a grande novidade anticlonagem. A norma de segurança é como se fosse a digital da placa, com todas as informações do veículo verificáveis através de aplicativo. Um chip de rastreamento deve ainda compor a placa no Brasil futuramente.

Wagner Orletti, administrador da Hi-Car, comentou a inovação

Para Wagner Orletti, administrador da Hi-Car, a mudança será positiva. “A gente percebe que poderá gerar mais agilidade, irá dar mais segurança, pode ser que reduza valor de seguros, e outros fatores. Tudo melhora a eficiência no setor automobilístico. É uma coisa nova, pode causar um desconforto, mas acredito que com o tempo tudo deve ser como é o proposto pela tecnologia”, comentou.

Quem esteve presente conseguiu sanar dúvidas importantes mencionadas

3 COMENTÁRIOS

    • Olá, Antônia
      Conforme esclarecimentos oferecidos pela Lúcia Despachante, o veículo é zero quilômetro, adquirido na concessionária de Teixeira de Freitas. No entanto, a placa já foi licenciada no Rio de Janeiro. A ideia foi trazer o modelo no intuito de sanar dúvidas, tendo em vista que a Bahia ainda não tem a placa.
      Grato pela comunicação.

  1. cadê a segurança. em um escritório de despachante em outro estado?? essa placa poderia agora está em um carro dublê. ( d3 segura não tem é nada!!!! esse esque só foi para favorecer um empresa mutnacional.!!!!!! Brasil País da Corrupção!!! MPF tem que apurar este esquema.!!!!!!

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui