“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2.20)
Pode parecer à primeira vista que Paulo esteja fazendo uma declaração sobre sua firmeza de fé, que esteja colocando em destaque sua decisão firme e inabalável de seguir a Cristo. Compreendido assim, este texto é para poucos. Confesse o que compreendi assim por muito tempo. Mas creio que estive enganando e que não se trata disso. Há uma outra forma de compreender o que Paulo disse, à luz de toda esta carta e que torna esta declaração a mais sensata que um cristão pode fazer. Não somente isso: torna-a uma declaração indispensável a quem se declara um cristão.
“Desisti de viver por minha própria justiça e força; agora vivo livre, confiando unicamente em Cristo, que tudo fez por mim.” É assim que resumiria o que acredito que estas palavras de Paulo querem dizer. Ele as escreveu na carta em que discutiu com os cristãos da Galácia sobre o Evangelho de Cristo e o outro evangelho. No outro é o homem quem, com seus esforços, seus méritos e sua justiça, se sente confiante para viver e andar com Deus. No Evangelho de Cristo, tudo vem do amor com que Deus nos amou por meio de Seu Filho, que se entregou por todos nós. Paulo está dizendo: eu vivo pelo Evangelho de Cristo.
Paulo está se declarando livre de qualquer preocupação e esforço para observar leis e regras religiosas como forma de agradar a Deus. Ele é filho da lei do amor de Deus, que o justificou pelo perdão e lhe deu nova vida. Não é que ele não se importe com o que a lei diz, mas que ele não crê em sua justiça própria como caminho para agradar a Deus. Já entendeu que é confiando no amor de Deus que pode viver de maneira a agradar a Deus. Neste caminho não há orgulho, presunção, sentimento de superioridade. Apenas gratidão. O compromisso de fé é leve, pois não se fundamenta no que eu consigo fazer, mas no que Cristo fez. O que Paulo disse é o que eu e você devemos dizer: vivemos por Cristo! Ele fez tudo. Está consumdo!