Uma estranha fumaça assustou moradores de Teixeira de Freitas na noite do último domingo, dia 28. A emanação vinha de bueiros localizados nas imediações do bairro Wilson Brito.
Uma guarnição do 18º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) foi acionada via Cicom para atendimento à ocorrência. Chegando ao local, encontrou as ruas tomadas pela fumaça de cor branca.
De acordo com a Seção de Planejamento Operacional (SPO/18º GBM), havia muitos populares no local e logo foi descartado que seria algum gás que poderia comprometer a guarnição de imediato.
Mesmo assim, a guarnição fez o uso de equipamentos de proteção respiratória autônoma (EPRA) para a identificação do que estava acontecendo. O risco de explosão também foi descartado.
Um agente da Defesa Civil municipal relatou aos militares que as manilhas de passagem de água eram de material PVC e que poderia estar pegando fogo em algum ponto.
A guarnição informou que foi feita a vistoria nas bocas de bueiro procurando o foco, mas sem sucesso. Então, optou-se por jogar água em vários pontos da tubulação, o que surtiu efeito e a fumaça foi se extinguindo.
Representantes da Prefeitura Municipal acompanharam a situação, chegando a registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Foi indicada a suspeita de que o fogo que desencadeou a situação tenha sido originário de uma ação criminosa.