Confiança da construção barra ‘otimismo moderado’ e desaba 5,3 pontos

Confiança da construção barra ‘otimismo moderado’ e desaba 5,3 pontos
Confiança da construção barra ‘otimismo moderado’ e desaba 5,3 pontos. Foto Bahia.ba

O Índice de Confiança da Construção (ICST) do FGV Ibre caiu 5,3 pontos em novembro, segundo informou o Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre) nesta sexta-feira (25). De acordo com a coordenadora da área de construção do instituto, Ana Maria Castelo, o resultado suspende sete meses em que o setor sinalizou um “otimismo moderado”.

“A percepção em relação aos negócios e a demanda para os próximos três meses sofreu um revés expressivo, que atingiu os três segmentos setoriais”, afirmou a pesquisadora. “Por outro lado, o indicador relativo à atividade corrente continua sinalizando melhora. Ou seja, o setor está crescendo, mas o futuro é incerto”.

Em números, a queda no indicador de confiança foi resultado do recuo de 1,6 ponto no componente Situação Atual e do tombo no Índice de Expectativa de 8,8 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) da Construção subiu 2,1 pontos percentuais, atingindo 79,2%.

Também em novembro, o Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) subiu 0,14% – aumento maior do que o registrado em outubro (0,04%). O INCC acumula alta de 9,11% no ano e 9,44% em 12 meses.

Fonte: Bahia.ba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui