Comissão organizadora estadual avalia resultados da 4ª CEMA

Comissão organizadora estadual avalia resultados da 4ª CEMA
Comissão organizadora estadual avalia resultados da 4ª CEMA. Foto: Ascom/Inema

Com o compromisso de fortalecer o debate ambiental, a Bahia se prepara para levar suas propostas à etapa nacional da 4ª Conferência do Meio Ambiente (CEMA). Nesta terça-feira (18), a Comissão Organizadora Estadual (COE) se reuniu para avaliar os resultados do evento, realizado nos dias 11 e 12, em Salvador, e definir as estratégias do estado para a conferência nacional, que ocorrerá de 6 a 9 de maio, em Brasília.

Durante a reunião, a comissão destacou a eficácia da metodologia aplicada na CEMA, que permitiu a seleção de 20 propostas prioritárias para o meio ambiente. A participação do público nos dias do evento superou as expectativas, refletindo o grande engajamento da sociedade. Também foram eleitos 60 delegados para representar a Bahia na conferência nacional, sendo 30 da sociedade civil, 12 do poder público e 18 do setor empresarial.

Outro ponto discutido foi a eleição dos representantes da COE, que não pôde ser concluída durante a conferência. Foram escolhidos três membros — um do poder público, um da sociedade civil e um do setor empresarial — que acompanharão a delegação baiana. A comissão também reconheceu o trabalho realizado nas conferências municipais e intermunicipais, que envolveram 318 municípios.

A busca por aprimoramento também esteve em pauta. Para a coordenadora da CEMA, Mariana Mascarenhas, uma avaliação detalhada do evento é fundamental para o fortalecimento das próximas edições. “Coletar feedbacks dos participantes nos ajudará a identificar com mais precisão os pontos de melhoria, tornando a conferência ainda mais eficiente e inclusiva”, destacou.

Conforme o COE, a escolha diversa dos representantes na 4ª Conferência garantiu uma ampla representação dos diferentes territórios de identidade da Bahia. Esse processo fortaleceu a participação da sociedade, assegurando que as propostas refletissem as necessidades e particularidades de todas as regiões do estado.

A Comissão Organizadora Estadual (COE) é composta por representantes do poder público e da sociedade civil, visando organizar e coordenar as ações relacionadas ao evento. Através da Portaria n.º 096, de 21 de novembro de 2024, foram nomeados os membros da COE, que incluem representantes de diversas secretarias estaduais, universidades, e entidades como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui