Lewis Hamilton venceu o triste GP do Japão de fórmula 1, em Suzuka. Um vacilo dos comissários depista, que entraram na área de escape com um trator para retirar o carro de Adrian Sutil, quesaiu da pista, causou um grave acidente com o piloto Jules Bianchi, daMarussia. Bianchi saiu da pista no mesmo ponto de Sutil e acertou em cheio otrator de algumas toneladas… Acabou ali a graça da corrida, interrompida pela bandeira vermelha.
Desde que eu me entendo por gente, e já faz um tempinho, que eu sei que nunca se deve sair com um equipamentodaquele, sob qualquer motivo, com a corrida em andamento, ainda mais com umapista escorregadia, pois onde escapa um carro existe uma grande possibilidade deescapar outros… As imagens do acidente são impressionantes, o impacto chegou alevantar o pesado trator e a Marussia praticamente passou por baixo da máquina.
O ocorrido deve servir para que os organizadores dos próximos eventos selecionem, e capacitemmelhor, os comissários (ou fiscais) recrutados. Com o amadorismo demonstrado pela maioriadeles, em todos os lugares, é uma surpresa que um acidente desse tipo não aconteça com mais frequência. Ano passado, no GP do Canadá, um tratorzinho, igual ao do acidente de domingo, vitimou um dos fiscais que auxiliavam na retirada de um carro acidentado. Então, odespreparo dos amadores fiscais tem feito vítimas faz tempo… Num esporte que envolvecifras bilionárias, e, principalmente, com a vida das pessoas, é inconcebível que ainda envolvam amadores cuidando, ou melhor, descuidando da segurança…
As coisas boas do final de semana (sim, aconteceram), deixo pra comentar na próxima semana.