Caravelas segue cuidando dos olhos e da saúde dos alunos da rede municipal de ensino

Caravelas segue cuidando dos olhos e da saúde dos alunos da rede municipal de ensino
Dr.Fabio Borges, médico oftalmologista. Fotos: Ascom
3.200 atendimentos já haviam sido realizados em Barcelona, Ferraznópolis, Rancho Alegre e Juerana. Esse número subiu para 3.624 com os atendimentos realizados em Nova Tribuna, na última quinta-feira (14), com a realização de 100 consultas oftalmológicas, 50 pediátricas, 50 de clínica geral, 50 com a nutricionista, 50 com a psicóloga, 50 odontológicas, além da emissão de 49 identidades e 25 de CPF.
Caravelas segue cuidando dos olhos e da saúde dos alunos da rede municipal de ensino
Essa foi mais uma ação, com resultados obtidos através do Projeto Nosso Povo, Nossa Riqueza, cuja proposta é superar a marca dos 4.000 atendimentos, atenuando os impactos da pandemia e melhorando a qualidade de vida dos mais de 4.500 alunos matriculados em escolas do município de Caravelas.
A iniciativa reúne atendimentos oftalmológicos com várias especialidades em saúde (médicos pediatra e clínico geral, dentistas, psicóloga, nutricionista e enfermeiros), além de testes rápidos, serviços em programa sociais (mantidos através do CadÚnico e do BPC – Benefício de Prestação Continuada) e a emissão de documentos, inclusive, com a gratuidade de fotografia.
Caravelas segue cuidando dos olhos e da saúde dos alunos da rede municipal de ensino
De acordo com a secretária de Educação, Jocivânia Caetano, “o projeto surgiu a partir da percepção dos problemas enfrentados pelos alunos, com o baixo rendimento escolar, devido à problemas na visão e à necessidade de cuidados especiais com a saúde física e mental”, explicou.
Para a Secretária de Saúde, Marina Ramalho, “o projeto é uma resposta rápida e eficiente para cuidar dessas crianças que, nos últimos dois anos, se viram afastadas das salas de aula pela pandemia, diminuindo a interação social e intensificando a exposição dos olhos às telas de celulares, televisão, tablets e computadores”, argumentou.
O médico oftalmologista, Dr. Fábio Borges, destacou o pioneirismo do município de Caravelas com a saúde dos alunos da rede pública. “Em quase 30 anos de medicina, poucas vezes vi um cuidado tão grande com as pessoas e um trabalho desses, visando a prevenção de doenças para garantir maior qualidade de vida, principalmente, de quem mais precisa”, parabenizou.
Já o prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, comemorou os números e os resultados obtidos com um grande investimento para melhorar a vida da população. “Há quase seis anos estamos investindo para revitalizar a estrutura da saúde pública, com melhoria das unidades de saúde, modernização do hospital, aquisição de ambulâncias, funcionamento do ambulatório, do laboratório de análises clínicas e a contratação de profissionais especialistas, afim de garantir uma grande oferta de especialidades de saúde, com toda a infraestrutura necessária para quem precisa ser atendido através do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.

DIFERENÇA NOS MUTIRÕES – Os atendimentos oftalmológicos do Projeto Nosso Povo, Nossa Riqueza visam o diagnóstico e a prevenção de doenças, oferecendo consultas com especialistas voltados à pediatria e procedimentos, próprios da faixa etária dos alunos matriculados na rede pública municipal de ensino. Já os mutirões oftalmológicos visam o diagnóstico e o tratamento de doença em pessoas com histórico pessoal ou familiar de hipertensão diabetes ou acima dos 40 anos de idade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui