3.200 atendimentos já haviam sido realizados em Barcelona, Ferraznópolis, Rancho Alegre e Juerana. Esse número subiu para 3.624 com os atendimentos realizados em Nova Tribuna, na última quinta-feira (14), com a realização de 100 consultas oftalmológicas, 50 pediátricas, 50 de clínica geral, 50 com a nutricionista, 50 com a psicóloga, 50 odontológicas, além da emissão de 49 identidades e 25 de CPF.
Essa foi mais uma ação, com resultados obtidos através do Projeto Nosso Povo, Nossa Riqueza, cuja proposta é superar a marca dos 4.000 atendimentos, atenuando os impactos da pandemia e melhorando a qualidade de vida dos mais de 4.500 alunos matriculados em escolas do município de Caravelas.
A iniciativa reúne atendimentos oftalmológicos com várias especialidades em saúde (médicos pediatra e clínico geral, dentistas, psicóloga, nutricionista e enfermeiros), além de testes rápidos, serviços em programa sociais (mantidos através do CadÚnico e do BPC – Benefício de Prestação Continuada) e a emissão de documentos, inclusive, com a gratuidade de fotografia.
De acordo com a secretária de Educação, Jocivânia Caetano, “o projeto surgiu a partir da percepção dos problemas enfrentados pelos alunos, com o baixo rendimento escolar, devido à problemas na visão e à necessidade de cuidados especiais com a saúde física e mental”, explicou.
Para a Secretária de Saúde, Marina Ramalho, “o projeto é uma resposta rápida e eficiente para cuidar dessas crianças que, nos últimos dois anos, se viram afastadas das salas de aula pela pandemia, diminuindo a interação social e intensificando a exposição dos olhos às telas de celulares, televisão, tablets e computadores”, argumentou.
O médico oftalmologista, Dr. Fábio Borges, destacou o pioneirismo do município de Caravelas com a saúde dos alunos da rede pública. “Em quase 30 anos de medicina, poucas vezes vi um cuidado tão grande com as pessoas e um trabalho desses, visando a prevenção de doenças para garantir maior qualidade de vida, principalmente, de quem mais precisa”, parabenizou.
Já o prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, comemorou os números e os resultados obtidos com um grande investimento para melhorar a vida da população. “Há quase seis anos estamos investindo para revitalizar a estrutura da saúde pública, com melhoria das unidades de saúde, modernização do hospital, aquisição de ambulâncias, funcionamento do ambulatório, do laboratório de análises clínicas e a contratação de profissionais especialistas, afim de garantir uma grande oferta de especialidades de saúde, com toda a infraestrutura necessária para quem precisa ser atendido através do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.
DIFERENÇA NOS MUTIRÕES – Os atendimentos oftalmológicos do Projeto Nosso Povo, Nossa Riqueza visam o diagnóstico e a prevenção de doenças, oferecendo consultas com especialistas voltados à pediatria e procedimentos, próprios da faixa etária dos alunos matriculados na rede pública municipal de ensino. Já os mutirões oftalmológicos visam o diagnóstico e o tratamento de doença em pessoas com histórico pessoal ou familiar de hipertensão diabetes ou acima dos 40 anos de idade.