Campanha de vacinação contra gripe: horários de funcionamento dos PSFs e quem não deve se vacinar

Campanha de vacinação contra gripe: horários de funcionamento dos PSFs e quem não deve se vacinar
Valéria Ferreira Lima Bittencourt. Foto Lenio Cidreira/OSollo

Em Teixeira de Freitas, a Campanha de Nacional de Vacinação contra a gripe está a todo vapor. Todos os Postos de Saúde da Família (PSF) estão oferecendo a vacina, de7h às 11h e de 13h às 17h, com exceção de dois – os PSFs o Novo Jerusalém e de Santo Antônio – onde os vacinadores estão de férias.

Mas, segundo Valéria Ferreira Lima Bittencourt, enfermeira, técnica da Vigilância Epidemiológica e responsável pelo setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, no dia D, que no município será em 5 de maior (entenda aqui),  estes dois PSFs também estarão abertos. A campanha vai até o dia 1º de junho.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou ontem, 23 de abril, em todo o Brasil. Na Bahia, a meta é vacinar 90% do público-alvo, formado por 3,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários. Esses grupos são formados por indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Valéria informa que “em casos de doenças agudas febris, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro”. Ela também salienta que para “pessoas que têm reação alérgica grave ao ovo de galinha é contraindicado”, isso porque no processamento dos vírus pra se elaborar a vacina existe uma etapa em que os vírus crescem em ovos e isso pode levar a proteína dos ovos pra vacina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui