Devido ao feriado de aniversário, Teixeira antecipa Dia D contra H1N1 para 5 de maio

Devido ao feriado de aniversário, Teixeira antecipa Dia D contra H1N1 para 5 de maio
Valéria Ferreira Lima Bittencourt, enfermeira, técnica da Vigilância Epidemiológica e responsável pelo setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas. Fotos: Lenio Cidreira/OSollo

Em uma reunião que aconteceu com coordenadores e servidores da área de Saúde, o secretário de Saúde, Max Almeida, decidiu por antecipar a data do  D da vacinação contra a H1N1. O jornalismo d’OSollo conversou com Valéria Ferreira Lima Bittencourt, enfermeira, técnica da Vigilância Epidemiológica e responsável pelo setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas.

Valéria relatou que a  necessidade surgiu por conta de que especificamente em Teixeira de Freitas, o dia 12 de maio, que é o dia de mobilização nacional, será próximo ao feriado municipal, “na segunda-feira (14/05) vai ser feriado, por conta do aniversário de Teixeira de Freitas, e é véspera do Dia das Mães, então, fazendo uma pesquisa, na programação das escalas, percebemos que havia um número reduzidos de profissionais para o trabalho no dia 12, ou seja, não iriamos alcançar os objetivos dos 100% das unidades, então o secretário de Saúde do município achou por bem que essa campanha acontecesse (o dia D) em Teixeira no dia (05/05), e não no dia 12/05”, explicou Valéria.

No dia 5 de maio as unidades da sede, da zona urbana e mais três unidades na zona rural, que são Duque de Caxias, Santo Antônio e Cachoeira do Mato, abrirão. “Estamos estudando também a possibilidade de abrir uma unidade na região central da cidade, caso tenha outra pessoa de outro município, pessoas que não sabiam dessa mudança, mas, possam também ser vacinadas”, afirma

Ela deixa o convite: “Gostaria de convocar toda a população, aquelas pessoas que fazem parte desse grupo de risco, as mães que levem as crianças para fazerem a vacina, que a população seja sempre vigilante, que ela procure a Vigilância Epidemiológica caso ache necessário, procure os hospitais, caso ache necessário, e que procure fazer as melhores medidas de prevenção”, finalizou Valéria.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa no dia 23 de abril. Na Bahia, a meta é vacinar 90% do público-alvo, formado por 3,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários.

Esses grupos são formados por indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A campanha vai até o dia 1º de junho e terá o Dia D de mobilização nacional em 12 de maio, em Teixeira, será dia 5.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), no ano passado, 84,60% do público alvo foi vacinado na Bahia, quando foram imunizadas 2,6 milhões de pessoas. Dos 417 municípios, apenas 172 alcançaram a meta de vacinar 90%. No Brasil, apenas 10, dos 27 estados atingiram a meta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui