Belmonte se fez representado na Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional através de 5 delegados, eleitos em reunião pré-conferência, sendo 2 do poder público (Fátima, assistente social, e Waldomiro, secretário Municipal de Agricultura) e 3 de instituições da sociedade civil (Maria Cecília, Projeto Ágape, Belenita, Lar da Menina, e Dilson, ONG Viver Melhor).
O evento aconteceu em Itamarajú, dias 17 e 18 de junho, com a participação de 18 dos 21 municípios do Extremo Sul, representante do CONSEA (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional), representante da SEDES (Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Combate à Pobreza) e movimentos sindicais, rurais e sociais da região como o MST, membros das comunidades indígenas e quilombolas.
Dois dias de discussões a respeito da carência alimentare e nutricionai da população da região do Extremo Sul, e as dificuldades enfrentadas por instituições, prefeituras, pescadores, agricultores familiares, indígenas e quilombolas. Foram levantadas propostas para a melhoria das situações apontadas, que seguem em relatório para a Conferência Estadual que acontecerá em Salvador meados de setembro. Belmonte enviará dois delegados (Maria Cecília, representando o poder público, e Waldomiro, representando a sociedade civil) já eleitos no encontro de Itamarajú.
O município de Belmonte necessita aderir à política de segurança alimentar e nutricional, considerada atual prioridade do governo de Dilma, na tentativa de erradicar a fome no país. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pela condução dessas política, em parceria com outras Secretarias, tem como desafio montar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar para desenvolver ações viáveis de produção, distribuição e aquisição alimentar, bem como capacitações a setores de produção e manuseio de alimentação.
As instituições, sindicatos, ONG’s e Secretarias do município deverão participar de reunião para a composição deste conselho no dia 9 de agosto, às 9h na Secretaria Municipal de Assistência Social.
Fonte: Fátima / Secretaria Municipal de Assistência Social