O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, obteve a ratificação do Selo de Acreditado Pleno Nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), após visita técnica realizada nos dias 18 e 19 de novembro. O selo atesta o compromisso da instituição em atender a padrões rigorosos de segurança do paciente, qualidade da assistência prestada e integração plena de seus processos.
O HEC, que já havia conquistado o Nível 1 em 2022, é referência em pediatria e obstetrícia no interior da Bahia e se consolidou como modelo de cuidado integral e humanizado, com processos bem estruturados e comunicação eficiente. “Essa nova etapa do processo afirma que estamos em contínuo desenvolvimento, especialmente em conformidade com os objetivos estratégicos da instituição, fortalecendo nosso propósito, visão e valores. Nosso foco está em processos integrados, centrados no cuidado à saúde da criança e da mãe. A Acreditação Hospitalar reforça ainda mais essa trajetória, e nosso objetivo é alcançar a excelência seguindo os critérios do próximo nível da ONA”, explica Geovana Castelo, coordenadora de qualidade e segurança do paciente do HEC.
De acordo com a ONA, a acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, “por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde”. Para ser acreditada, a organização precisa “comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente”. “Todas essas certificações atestam o trabalho responsável, comprometido e humanizado que o HEC realiza para crianças, adolescentes e mulheres de Feira e municípios circunvizinhos. É um estímulo para que possamos melhorar sempre mais e oferecer um serviço de saúde de qualidade”, destacou Lívia Leite, diretora-geral do HEC.
Unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e gerenciada pela Liga Álvaro Bahia, o HEC dispõe de 8,5 mil m² distribuídos em sete pavimentos. A estrutura conta com 260 leitos (206 pediátricos e 54 obstétricos) e oferece atendimento gratuito 24 horas para emergências pediátricas e obstétricas, além de especialidades médicas, internações, diagnósticos e atividades de ensino e pesquisa.