Atualizou aí? Limite de encaminhamento do Whatsapp cai para 5 contatos

Atualizou aí? Limite de encaminhamento do Whatsapp cai para 5 contatos
Foto: Reprodução

Se antes o limite de reeenvio de mensagens no WhatsApp para no máximo cinco pessoas era uma medida limitada a alguns países como o Brasil, agora o procedimento se tornou global. E o objetivo é um só: combater a disseminação de fake news e a desinformação que vem se espalhando cada vez mais entre os usuários do aplicativo de mensagens.

“A partir de hoje [dia 22/01], todos os usuários das últimas versões do WhatsApp podem encaminhar apenas cinco chats de uma só vez, o que ajudará a manter o aplicativo focado em mensagens privadas com contatos próximos”, disse um porta-voz da empresa à agência de notícias Reuters. Anteriormente, os usuários do app tinham permissão para encaminhar uma mensagem por 20 vezes.

A disseminação da desinformação tem sido um problema persistente no WhatsApp, no Facebook e em outras redes sociais. o próprio Facebook, além do Twitter, ainda estão lidando com a revelação de que as contas de trolls em suas plataformas, ligadas à Rússia, podem ter influenciado o resultado da eleição presidencial de 2016 nos Estados Unidos.

O WhatsApp, que tem mais de um bilhão de usuários diários, começou a testar o limite de mensagens na Índia em julho do ano passado, após uma onda de violência e linchamentos no país, atribuídos à desinformação divulgada na rede social. Em 1º de julho, cinco pessoas teriam sido linchadas na cidade de Dhule, na Índia, depois que um rumor circulou no aplicativo dizendo que o grupo era de sequestradores de crianças. Pelo menos outras 12 pessoas foram espancadas como resultado de mensagens semelhantes.

“O WhatsApp avaliou cuidadosamente este teste e ouviu o feedback dos usuários durante um período de seis meses. O limite de encaminhamento reduziu significativamente as mensagens reenviadas em todo o mundo”, disse o porta-voz do WhatsApp. “Continuaremos a ouvir os comentários dos usuários sobre sua experiência e, com o tempo, procuraremos novas maneiras de abordar o conteúdo viral”.

Fonte: Olhar Digital

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