Aprovação do Regimento Interno define normativas do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Mucuri

Aprovação do Regimento Interno define normativas do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Mucuri
Aprovação do Regimento Interno define normativas do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Mucuri. Foto: Ascom

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) encaminhou em outubro de 2022, à Câmara Municipal o Projeto de Lei para a criação do Conselho Municipal de Direitos do Idoso e o Fundo Municipal de Direitos do Idoso. Tal Projeto tem autoria do próprio Poder Executivo Municipal e foi aprovado por unanimidade pelo parlamento no dia 4 de outubro, sendo sancionado pelo prefeito e divulgado em Diário Oficial no dia 07, ainda no mesmo mês.

Desde então, com a criação do Conselho Municipal de Direitos do Idoso e o Fundo Municipal de Direitos do Idoso, grupo de trabalho composto por 10 membros, sendo representantes do governo e da sociedade civil, este órgão colegiado, deliberativo, supervisor e controlador tem realizado encontros para traçar as próximas ações.

A posse dos membros aconteceu em novembro do último ano, e nesta sexta-feira (10), uma Reunião Extraordinária determinou novas deliberações sobre o Regimento Interno Conselho, após a aprovação deste documento.

O Regimento Interno é um conjunto de normas estabelecidas para regulamentar a organização e funcionamento de um órgão como o Conselho, por exemplo. É fundamental para a consolidação da estrutura administrativa e visa o cumprimento de sua função pública regularmente instituída.

O Regimento Interno do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi aprovado com unanimidade pelas autoridades instituídas que estiveram presentes: o secretário Municipal de Assistência Social, Nodje Walter Neiva Diamantino, a presidente do Conselho, Diana Ribeiro dos Santos Belém, a vice-presidente Valdete Marques Aguilar, a secretária executiva, Maione Góes dos Santos, o advogado Márcio Antônio Pimentel Ferreira. Como também os Conselheiros Glisia de Matos Monteiro, Antônio Henrique Kock Ferreguetti, Wesley Davidson Esteves de Aguiar, Nilce Saúde Barbosa, Ilmar Lopes Gonçalves, Quinones Pinheiro e representantes do Poder Público Municipal.

Além da Lei nº 10.741, instituída em 01 de outubro de 2003, que determinou a criação do Estatuto do Idoso, agora os cidadãos de Mucuri na melhor idade, têm seus direitos assegurados pela Lei nº 833, principalmente com o Conselho do Idoso para executar a proposta da política municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui