A Vigilância Sanitária de Itamaraju apertou o cerco contra a venda de leite in natura e abate clandestino de bovinos.
No início da noite do dia 17/09, mais de 300 quilos de carne clandestina foram apreendidos durante operação de fiscalização. A ação foi deflagrada após solicitação do Ministério Público, tomando como base as denúncias dessas práticas que caracterizam em crime contra a saúde pública. A carne apreendida pela Vigilância Sanitária de Itamaraju, e que será incinerada, pertenceria a um açougue, situado na Avenida Joaquim Oscar Pereira, bairro Várzea Alegre, região sul da cidade.
Uma equipe da Vigilância Sanitária, composta pelo médico veterinário Cleverland Henriques Calhau, além dos fiscais Queóps Pinto Pitanga e Alberico Pacheco Dias, tomando como base a Lei Municipal 529/99 e Portaria 304 do Governo Federal, realizou a apreensão da carne e identificou o destino da mesma, que iria ser vendida no Açougue do Bigode, de propriedade de Valdeci Alves Batista, que estava em um veiculo Fiat/Estrada, cor preta, transportando o animal abatido.
Após lavrado o auto de apreensão, a carne foi levada para a Delegacia da Polícia Civil, onde foi formalizado um Boletim de Ocorrência. O comerciante Valdeci Alves Batista, proprietário do Açougue do Bigode, deveria se apresentar também na Polícia Civil, mas segundo os fiscais da Vigilância Sanitária, evadiu-se do local sem deixar pistas. Ele deve se apresentar nos próximos para prestar esclarecimento.
Fonte: Ronildo Brito e Lênio Cidreira/Teixeira News