Andar com Deus

“Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.” (Salmos 32.8)

Andar com DeusA fé cristã revela-se nas Escrituras como uma experiência muito diferente do que muitas expressões religiosas (inclusive cristãs) a fazem parecer. A religiosidade, que tem o mérito de organizar e dar forma às nossas expressões de fé, tem o demérito de facilitar a confusão da forma com a essência, dos ritos com a devoção. Assim, na espiritualidade de muitos a fé cristã foi adulterada pela sacralização das formas e símbolos. O judaísmo fez isso com o sábado, por exemplo. Jesus disse: “o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado” (Mc 2.27). Mas eles não conseguiam entender. E ainda hoje há muitos que não entendem.

A fé cristã é essencialmente a experiência humana com o amor e presença de Deus. Uma experiência tornada possível por Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus. Por meio dele somos perdoados, reconciliados, e podemos “andar com Deus”. Essa presença de Deus se realiza por meio do Espírito Santo. Jesus disse que Ele nos guia em toda a verdade (Jo 16.13). Ele realiza essa promessa do verso de hoje, deste salmo que fala da felicidade de ser perdoado. Deus entra em nossa vida para nos ensinar, nos aconselhar e cuidar de nós. E se andamos com Deus nos tornamos pessoas melhores, não há outra coisa a esperar! Jamais o disciplina de ritos e formas fará isso em nós. Eles apenas criam uma casca onde, por baixo, corre o esgoto da nossa maldade.

Quem lê a Bíblia procurando coisas para guardar como uma forma de realizar a vontade de Deus, não entendeu ainda o testemunho que Jesus deu a respeito dessa vontade. Há, certamente, coisas a observarmos e guardarmos, mas elas nem de perto representam o centro de nossa fé – a vontade de Deus. O centro está na comunhão, fruto do amor: Deus nos ama e perdoa; nós respondemos amando a Ele sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos. Viver como cristão é viver pela fé na presença e amor de Deus, é viver em imitação a Cristo cujo ensino e exemplo nos fazem pessoas regidas pelo amor. Não se trata de ritos, regras, formas ou dias, mas de relacionamento.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui