“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.” (1 João 4.10-11)
Amar alguém significa envolver-se, significa tornar o ser amado parte de nossa vida. Alguém que nos ocupa, nos habita. Onde estivermos, o ser amado está conosco. E então, ocupados por ele, nos ocupamos dele. Deus nos amou e nos fez parte de Sua vida. Fazemos parte de suas preocupações. Ele não se esquece de nós. Nos amando, agiu para o nosso bem enviando Jesus como propiciação por nossos pecados. Jesus ser propiciação por nós significa que Ele nos favorece. Por isso ele disse que veio chamar pecadores; que veio, não para condenar, mas para salvar. Sua vida, morte e ressureição nos são favoráveis!
Deus é pleno, perfeito e santo. Ele é maduro e sabe amar. Ele é amor! Ele não é apaixonado por nós! Se fosse apaixonado, seria inconstante. Teria ilusões sobre nós. Mas ele nos conhece e nos ama. Ele não nos ama porque nos conhece, mas apesar de nos conhecer. Ele vê nosso coração, mas nos ama. Ele nos ama antecipadamente, nos amou primeiro. Não poderíamos conquista-lo, impressiona-lo, cativá-lo. É em Jesus que temos a oportunidade de conhecer esse amor incrível. Uma amor que se oferece sem receber garantia alguma de reciprocidade. Um amor singular, totalmente gracioso e sem condições. É incrível, mas é assim que Deus nos ama.
Ele está sempre nos amando primeiro! Em nossos fracassos, quando fazemos o que lhe desagrada, quando agimos sem fé e somos maus, Ele nos ama primeiro. Todos que se arrependem e pedem perdão, conversam com um Deus que já os estava amando antes de se arrependerem. E se cremos nesse amor, como não nos aventurar no amor aos outros? E se aceitamos o dever de amar como somos amados por Deus, o Seu Reino habita entre nós. Um Reino que, de todos os lados, é envolvido por um amor eterno, antecipado, que já está, já é, já foi dado. Sejamos hoje imitadores de Deus. O Deus de Jesus, que ama antecipadamente!