Aluno de Itanhém fica em 1º lugar na 4ª edição do TAL em Teixeira

Na tarde da última quarta-feira, 10 de setembro, no auditório do Cetepes (antigo Colem), em Teixeira de Freitas, aconteceu a 4ª edição do Projeto Tempos de Arte Literária (TAL), uma realização da Secretaria de Educação da Bahia, através da Direc-09, sob a coordenação das professoras Marcilea Freitas e Maria Aparecida Martinuzzo.

A abertura do evento ficou por conta da diretora da Direc-09, Maria Dias Assunção, que deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos.

O TAL é um projeto de natureza educativa, artístico-literária e cultural que conta com a participação dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e equivalentes, em toda a Bahia.

O projeto objetiva, entre outras coisas, estimular a produção literária nos ambientes escolares e a valorização das manifestações culturais regionais; contribuir para a formação da intelectualidade e espiritualidade (ético e artístico) e, com isso, abrir caminhos literários para a participação social; compreender a arte literária como objeto de ampliação do conhecimento, do saber e de prazer estético; promover um ambiente educacional prazeroso no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia, contribuindo para transformar os contextos escolares; e estimular o gosto pela leitura e literatura, a arte de ler, de interpretar e de escrever, respeitando os distintos gêneros e estilos das distintas escolas literárias.

Nessa quarta edição, o aluno Lucas Lopes da Rocha, do Colégio Estadual Polivalente de Itanhém, ficou em primeiro lugar. Ele concorreu com o poema “O homem invisível”, em que narra, na primeira pessoa e em forma de cordel, a história de um jovem que deixa o interior para se aventurar em Salvador, capital da Bahia. Lá, ele enfrenta toda sorte de dificuldade, agravada pelo fato de não ter estudado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lucas, que no ano passado se classificou em segundo lugar com o poema “Consequências”, dedicou o prêmio ao poeta A. Zarfeg, que participou do evento como jurado. Zarfeg, que também é itanheense, se dirigiu até o palco para dar os parabéns ao aluno vencedor.

Sara dos Santos Souza, aluna do Colégio Estadual Leur Lomanto, de Nova Lídice, distrito de Medeiros Neto, se classificou em 2º lugar com o poema “Ida ao dentista”, com o qual arrancou muitas gargalhadas do público.

O 3º lugar foi para Ana Paula Souza de Barros e Mariana Conceição Silvares, alunas da Escola Estadual Juscelino Barreto dos Santos, de Teixeira de Freitas. Elas participaram com o poema “O lugar onde vivo”.

Os três trabalhos classificados na etapa regional, agora, estão habilitados para participar da etapa estadual que vai acontecer no final deste ano em Salvador.

Os trabalhos poéticos foram avaliados pelo júri a partir dos seguintes critérios: criatividade, originalidade, qualidade textual e poder de argumentação.

Além de Zarfeg, o júri contou com nomes conhecidos do cenário teixeirense como a jornalista Susana Ferreira, o radialista Ramiro Guedes, o professor e diretor do campus X da Uneb, Décio Bessa, e o diretor de Cultura de Teixeira de Freitas Amaro Vicente Sant’Anna, dentre outros.

“O TAL é uma iniciativa positiva que, além de estimular os alunos a lerem mais, ainda valoriza aqueles que se aventuram na arte da escrita. Por isso, todos os envolvidos no projeto estão de parabéns”, afirmou Zarfeg, que foi jurado de três das quatro edições do evento.

 

Fonte: Flechanews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui