A AJUDA DE DEUS E A RESPONSABILIDADE HUMANA

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” (Salmos 90.12)

Como está claro nas Escrituras, podemos contar com Deus para nos ajudar em nossa vida neste mundo incerto, de alguma forma inseguro e com seus riscos e perigos. Mas há uma questão que às vezes nos escapole: o que Deus pode fazer por nós, não substitui o que devemos fazer por nós mesmos! Em outras palavras, o problema às vezes não é a falta das bençãos de Deus, mas a nossa atitude equivocada diante da vida. Precisamos pensar sobre isso, pois Deus não assumirá responsabilidade sobre nossas irresponsabilidades. Ele nos quer maduros e saudáveis e para isso também precisamos querer e buscar.

Mais uma vez: no processo de sermos abençoados e fortalecidos por Deus, precisamos assumir responsabilidades e fazer o que nos cabe. Não podemos orar por saúde e viver de maneira irresponsável com nosso corpo. Não podemos pedir que Deus nos abençoe num exame escolar e não nos preparar para ele. Não podemos pedir que Deus abençoe nosso casamento e não nos esforçar para sermos cônjuges melhores.

O problema de nossa vida jamais será causado por algo que Deus tenha deixado de fazer. Ele sempre faz o que deve. O problema de nossa vida pode ter a ver com o fato de não fazermos o que devemos fazer! Há outros fatores que podem ser a causa mas, não devemos perder de vista que precisamos ter cuidado com os problemas que nós criamos.

Por isso neste salmo, em que Deus é enaltecido como nosso refúgio, nele também há um pedido que aponta para nossa responsabilidade. O salmista pede ajuda para aprender com a vida e viver com sabedoria. Que oração necessária nesses nossos dias! Parece que estamos vivendo tempos em que perdemos a capacidade de perceber a própria insensatez. Jesus nos advertiu dizendo que deveríamos ter cuidado, pois há o risco de pensamos que há luz em nós, quando há trevas! (Lc 11.35) Essa cegueira torna as trevas ainda piores do que já seriam.

Viver não é simples e torna-se ainda mais complicado e difícil quando somos cegos para nossas infantilidades e obtusidades. Como precisamos pesar nossas escolhas e ações! Como precisamos pensar melhor sobre o que pensamos! Como precisamos crescer na compreensão da vida que está à nossa volta e melhor considerar nossos caminhos, atitudes e posturas! Precisamos seguir aprendendo a viver e Deus pode e quer nos ajudar, para que vivamos com sabedoria. Mas queremos mesmo aprender? Queremos mudar e ser transformados?

Para aprendermos com Deus a primeira lição é entender que o melhor remédio para a vida é o amor de Deus. E a melhor escolha é amar o próximo. Todas as demais lições dependerão dessa. Se dizemos que temos comunhão com Deus e nossa vida não revela amor e sabedoria, a verdade é que nos falta comunhão com Deus. O que temos é tão somente de experiência religiosidade. Ainda que zelosos e dedicados, não estaremos vivendo como cristãos.

O ano está apenas começando. Que ele seja marcado por sabedoria para viver e não por obtusidade, insanidade, insensatez ou tolices. Como escreveu o apóstolo Paulo, “tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, que não seja como tolos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porquanto os dias são maus” (Ef 5.15-16).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui