
Queridinho dos brasileiros e cada vez mais presente ao redor do planeta, o café é celebrado mundialmente em 14 de abril. Na Bahia, o grão encontrou terreno fértil e condições favoráveis para florescer e agradar aos mais diversos paladares. Nesse cenário, o estado se destaca como líder na produção de café no Nordeste e o quarto maior produtor do Brasil, com uma previsão de safra de 265.920 toneladas em 2025. Reconhecida pela qualidade e variedade de seus grãos, a Bahia figura entre os principais produtores do país.
A produção baiana é marcada por dois tipos principais de grãos: Arábica e Conilon. O estado é o quarto maior produtor do tipo Arábica e o terceiro maior da variedade Conilon no Brasil. Com três polos de cultivo – o cerrado, o planalto e o atlântico – a Bahia oferece grãos finos e aromáticos, ideais para os amantes de cafés especiais, além de blends robustos que compõem diversas marcas.
Entre os municípios com maior produção do grão estão Itamaraju, Prado, Barra da Estiva, Porto Seguro, Barra do Choça, Itabela, Eunápolis, Vitória da Conquista e Ibicoara. Em 2025, a Bahia contará com cerca de 133 mil hectares dedicados ao cultivo de café, com uma estimativa de safra de 265.920 toneladas, o que equivale a 4,4 milhões de sacas. Esse volume representa 8,2% da produção nacional, segundo dados do IBGE.
O secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, destaca que a produção baiana é um exemplo de dedicação e excelência. “Nossos produtores têm investido em qualidade e inovação, colocando a Bahia em posição de destaque no cenário nacional e internacional. Celebramos hoje não apenas o grão, mas o trabalho árduo e a paixão de todos que contribuem para essa conquista”, afirma o titular da Seagri.
A qualidade dos grãos baianos é reconhecida nacional e internacionalmente, com diversas premiações em concursos. Além disso, a Bahia se destaca pela produção de mais de 40 variedades cultivadas pela agricultura familiar, certificadas com selo de qualidade. Esses grãos, disponíveis em diferentes tipos de torra, atendem a todos os gostos e paladares.
Fonte: Bahia.ba