7ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Seguro tem grande mobilização civil

7ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Seguro tem grande mobilização civil
7º Conferência Municipal de Saúde de Porto Seguro tem grande mobilização civil. Fotos Ascom

Com expressiva participação de profissionais de saúde, gestores, conselheiros municipais de saúde, representantes de entidades e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ocorreu nesta segunda-feira, 29/04, no Centro de Cultura, a 7º Conferência Municipal de Saúde de Porto Seguro.

Objetivo geral

Desenvolvido pela Prefeitura Municipal, em ação conjunta com a Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o evento, que contou com extensa programação ao longo do dia, foi norteado pelo tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, tendo a finalidade de mobilizar a sociedade civil, no intuito de propor diretrizes, elaborar propostas e estabelecer diálogos em defesa do SUS, fortalecendo a abrangência ao acesso da população aos serviços e programas ofertados na rede de atenção e assistência à saúde, buscando melhorias na saúde pública.

Solenidade de abertura

Como forma de boas vindas, os conferencistas participaram do ato cívico com a execução, ao vivo, do Hino Nacional entoado pela servidora pública, Helen Luz. Para composição da mesa diretiva, a prefeita Cláudia Oliveira, em companhia do secretário de saúde, Kerrys Ruas recepcionaram a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Magda Falabretti,  o vereador Bibi Ferraz, a representante do Núcleo Regional de Saúde, Eduarda Mota e o Sub Comandante do 8º, Capitão Wagner.

“Esse é um momento importante para, juntos com a sociedade civil, buscarmos ainda mais conquistas para a saúde da nossa população. Sei que muito já fizemos e muito ainda poderemos fazer. São exatamente as discussões dos eixos da Conferência que vão nos nortear para a elaboração execução de projetos futuros”, disse a prefeita Cláudia Oliveira, ao citar os diversos avanços conquistados na atual gestão municipal.

Palestra Magna

Na sequência, o Doutor Márcio Florentino (UFSB) discorreu palestra enfatizando o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. Posteriormente, o público teve acesso a leitura geral do regulamento que compõe a 7º Conferência Municipal de Saúde.

Eixos Temáticos

Subdivididos em 3 eixos temáticos, definidos por: “Saúde como direito”, “Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde” e “Financiamento adequado e suficiente do SUS”, os conferencistas discutiram propostas, elegeram delegados e votaram as deliberações sugeridas. Para o encerramento, foram apresentadas à plenária final as diretrizes elaboradas em grupos de trabalho, tendo a perspectiva de avaliar e submeter à votação as formulações originadas nos eixos de discussão. O evento finalizou com a eleição dos delegados para 10º Conferência Estadual de Saúde, em Salvador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui