2º Concurso da Moqueca 2024 explora diversidade gastronômica da Bahia

2º Concurso da Moqueca 2024 explora diversidade gastronômica da Bahia
Luiz Henrique, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Bahia). Foto: OSollo

Durante o 18º Festival Gastronômico do Prado, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/BA), Luiz Henrique do Amaral, compartilhou detalhes sobre a 2ª edição do Concurso da Moqueca 2024. O evento, que já conquistou destaque em sua primeira edição, promete celebrar novamente a riqueza e a criatividade da culinária baiana.

Em entrevista concedida na sexta-feira, 18, Luiz Henrique destacou a parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e o apoio do Governo do Estado. “Esse é um dos grandes trabalhos estruturantes que a gente tem realizado em parceria com a Secretaria de Turismo, com o apoio do nosso secretário Maurício Bacelar e do governador Jerônimo, que têm apoiado muito a estruturação do turismo gastronômico na Bahia“, afirmou.

O concurso envolve as 13 zonas turísticas da Bahia, abrangendo mais de 100 municípios. Segundo Luiz Henrique, o objetivo é não só promover a gastronomia, mas também qualificar e capacitar empresários do setor.

É muito importante para o desenvolvimento da gastronomia no estado. Ele passa por toda uma parte de qualificação junto aos empresários, convidando-os a mostrar o que tem de interessante na moqueca e as variações que essa moqueca pode ter em todas as nossas regiões“, explicou.

2º Concurso da Moqueca 2024 explora diversidade gastronômica da Bahia

A primeira edição trouxe surpresas agradáveis, revelando variações inusitadas desse prato tradicional. “No ano passado, o segundo lugar do troféu Dendê de Prata foi uma moqueca de caju, de Lençóis, na Chapada Diamantina. Foi muito interessante conhecer esse universo e essas possibilidades. A gente acaba pensando que só tem moqueca de peixe e camarão, mas descobrimos muita coisa interessante“, ressaltou.

O Concurso da Moqueca é realizado em duas etapas: a primeira, entre 8 e 24 de novembro, será feita por voto popular pela internet, elegendo os campeões de cada uma das 13 zonas turísticas.

A grande final está marcada para o dia 7 de dezembro, em Salvador, onde os vencedores regionais competirão por meio de uma avaliação técnica. “Os 13 campeões serão submetidos a um júri técnico, que vai eleger a melhor moqueca da Bahia em 2024. Os vencedores levarão os troféus Dendê de Ouro, Dendê de Prata e Dendê de Bronze, numa grande festa da gastronomia baiana“, destacou Luiz.

Para aqueles interessados em participar, as inscrições e o regulamento estão disponíveis no site oficial do evento [www.concursodamoqueca.com.br]. O concurso, promovido pela Abrasel Bahia, conta com o apoio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui