27 aves silvestres são apreendidas em Mucuri

A Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mucuri recebeu a denúncia, e foi constatada a veracidade da acusação. Uma moradora do município mantinha ilegalmente em sua residência 27 aves silvestres, de diferentes espécies, para fim comercial.

A inspeção foi feita na segunda-feira, 19 de setembro, pelo biólogo Sandro Akhneton Sulz Barbosa e pelos fiscais de preservação ambiental, Valéria Maria Scaldaferri e Antônio Carlos Martins, todos profissionais da Prefeitura de Mucuri. O coordenador de meio ambiente do município, Leilio Maximon, também esteve presente.

Foram apreendidos 4 sabiás, 4 gaturama, 5 coleirinhas, 1 bico de lata, 4 canários da terra, 2 cardeais, 1 bigodinho, 1 azulão, 1 curió, 2 pássaros pretos, 1 papagaio e 6 ratoeiras. Um coleirinha fugiu, devido a danificação da gaiola onde ele se encontrava.

Os pássaros foram entregues a sede do Ibama, em Teixeira de Freitas, na terça, 20. As aves serão encaminhadas para ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Porto Seguro. A moradora que mantinha os animais em cativeiro será autuada pela Lei nº 9.605/98, que corresponde a lei de crimes contra a fauna e a flora.

Leilio Maximon alerta que este tipo de operação será frequente no município. Quem possui animal silvestre em cativeiro e deseja devolvê-lo deve entrar em contato com a Coordenadoria de Meio Ambiente, podendo ficar isento das multas e penalidades que a lei prevê. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone da Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mucuri. O número é (73) 3011-1444.

Toda a operação de apreensão das aves contou com o apoio da Polícia Militar do município.

 
Fonte: Ascom da Prefeitura de Mucuri

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui