ZCAS se desconfigura, mas chuva continua em áreas do sul da Bahia

ZCAS se desconfigura, mas chuva continua em áreas do sul da Bahia
Foto: Arquivo/Elizeu Portugal

A primeira semana do mês de janeiro foi marcada por muita chuva em cidades do sul do Maranhão, oeste e sul da Bahia e em parte do Piauí, devido à atuação de uma ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul, além da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical atuando em parte do Norte e influenciando ventos mais úmidos para cidades da costa norte nordestina.

Nesta segunda, 08 de janeiro, o sistema se desconfigura, mas, o fluxo de umidade ainda segue alto, ajudando na formação de muitas nuvens em cidades do interior do Nordeste.

O risco é de temporais com ventos variando em torno de 71 a 90 km/h na divisa do Maranhão com o Piauí e em todo o oeste baiano. Mesmo com a condição de chuva, o tempo segue abafado, devido as poucas aberturas de sol que mantém as temperaturas mais elevadas.

As cidades do sul da Bahia, também seguem em atenção para pancadas moderadas a forte no decorrer do dia, mas sem indicativo de acumulados expressivos.

Já no litoral norte do Nordeste, pouca chuva é prevista, será um começo de semana com mais aberturas de sol e pancadas rápidas e isoladas.

A tendência é de pancadas mais irregulares entre a terça e a quarta-feira, 10 de janeiro, mas, entre a quinta e a sexta-feira (12), a atuação de um VCAN e a influência da ZCIT – com a posição mais próximo à costa norte da Região, volta a deixar algumas cidades do Nordeste em alerta; em especial parte do centro-norte do Maranhão, oeste do Piauí e litoral do Ceará.

Até o final desta semana, a chuva também alguma no leste e litoral da Paraíba e do Pernambuco, mas, diminui cada vez mais na maior parte do estado da Bahia.

Fonte: ClimaTempo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui